Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde: programas de janeiro abordam meio ambiente e educação sexual


06/01/2014

Compartilhar:

A VideoSaúde divulgou sua programação para janeiro deste ano. Logo na quarta-feira (8/1), às 21h30, o canal UTV - RJ (canal 11 da NET) exibirá Território de sacrifício a Deus do capital: o caso da ilha da Madeira. Produzido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), por meio do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde e do Núcleo de Tecnologia e Educação em Saúde, o documentário aborda a vida dos pescadores e moradores do bairro localizado na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, e suas denúncias às drásticas mudanças no meio ambiente, na saúde e na subsistência da população decorrentes da chegada de grandes empreendimentos na região. 

Já no dia 15 de janeiro, às 21hh30, o vídeo Pipas no ar trará para debate uma questão em geral pouco discutida pela sociedade: vida afetiva e sexualidade de jovens com deficiências intelectuais. Essa população está vulnerável à gravidez não planejada, ao abuso sexual e às doenças sexualmente transmissíveis. Diante da carência de informações para esses jovens, nasceu o projeto Pipa, também dirigido a profissionais da educação e saúde, técnicos e familiares. A ação, que recebeu o prêmio Saúde Brasil: Aids e responsabilidade social, envolveu oficinas de educação preventiva especial em diversos municípios brasileiros. 

Para abordar a luta dos movimentos populares pela melhoria das condições de saúde do povo brasileiro, refletindo sobre episódios como a ditadura, a construção da democracia e o nascimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o documentário Aneps, dirigido por Odila Fonseca, será exibido na quarta-feira (22/1), às 21h30.

E para conhecer um pouco mais da rotina de famílias brasileiras que vivem nos assentamentos rurais, as principais dificuldades, as conquistas destes trabalhadores, suas condições de saúde e as mudanças nos processos de produção, o vídeo Assentamento 19 de Setembro foi gravado no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, e aborda os desafios da Reforma Agrária. A produção é da EPSJV/Fiocruz. 

A exibição do VideoSaúde teve início com a parceria com o Canal Universitário do Rio de Janeiro, UTV, e, atualmente, se estende para outras seis emissoras: Canal Saúde, NBR, Canal Minas Saúde, TV Floripa, que também são transmitidas pela internet, TV Feevale e TV UFPR. Confira os canais.

Voltar ao topoVoltar