Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Vice-presidências também foram anunciadas


16/01/2009

Compartilhar:

Vice-presidências também foram anunciadas

Na composição das vice-presidências da Fiocruz, dois nomes permanecem: Maria do Carmo Leal e Carlos Grabois Gadelha continuam à frente das vice-presidências de Ensino, Informação e Comunicação e de Produção e Inovação em Saúde, respectivamente. Claude Pirmez, Rômulo Maciel Filho e Valcler Rangel Fernandes completam a equipe.

A vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência será comandada por Claude Pirmez, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desde 1986 e especialista em leishmanioses. Ela deixa a vice-diretoria de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC para assumir o cargo. Médica patologista, concluiu o mestrado em Medicina da Anatomia Patológica (1983-1986) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o doutorado em Imunologia pelo Instituto de Biofísica da UFRJ (1988-1991). É pós-doutourada no Robert Koch Institute e no Bernhard Nocht Institute da Alemanha (1992-1994). No IOC, foi chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (2001-2003) e do Laboratório de Imunopatologia (1993-2005) e é coordenadora do Serviço de Referência para o Diagnóstico Histopatológico e Molecular das Leishmanioses.

O vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho é Rômulo Maciel Filho, que foi diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco, entre dezembro de 2001 e maio de 2007. Com graduação em Economia pela Faculdade de Economia Bennett (1983), mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas de Saúde pela Leeds Metropolitan University (1997) e doutorado em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social/Uerj (2007), foi diretor do Programa do Gabinete do Ministro da Saúde. Tem experiência na área de Ciência Política, com atuação nos temas de políticas de saúde, recursos humanos em saúde e saúde coletiva.

Valcler Rangel Fernandes, que assume a vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Medicina Preventiva e Social pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pelo Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana/Fiocruz. Atua na área de gestão e planejamento em saúde, tendo ocupado, entre outros, os cargos de subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (1999-2001) e de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde (2003-2004). Foi secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, RJ (2005), e diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro (2005-2007), quando coordenou seis unidades hospitalares do Ministério da Saúde.

Voltar ao topoVoltar