Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Uso de álcool na gestação e obesidade infantil são alguns dos temas na CSP


03/10/2023

Informe Ensp

Compartilhar:

O fascículo de agosto de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. O Editorial deste mês é um convite ao artigo publicado no mesmo fascículo sobre a elevada prevalência do consumo de álcool na gestação e seus impactos na saúde da mãe e do feto. “No Brasil, há poucos estudos sobre o tema – a maioria sobre populações específicas –, o que constitui uma lacuna significativa na produção acadêmica acerca do assunto”, reforça a autora.

O artigo Prevalência de uso de álcool na gestação, Brasil, 2011-2012, por sua vez, busca preencher a lacuna comentada no Editorial. E revela elevada incidência de consumo de álcool durante a gestação no Brasil. Os resultados convocam, ainda, ação de profissionais de saúde e sociedade, enfatizando a prevenção de complicações e promoção do bem-estar fetal.

O estudo A influência da segurança da vizinhança e do ambiente construído sobre a obesidade infantil: efeitos isolado e combinado de fatores contextuais sugere que parques e espaços para atividade física foram fatores de proteção contra a obesidade infantil apenas em bairros mais seguros. Assim, seus autores propõem políticas principalmente focadas para alunos com piores condições socioeconômicas.

Investigar casos de near miss materno pode guiar intervenções eficazes e promover atualização de protocolos e é este o objetivo do artigo Morbimortalidade materna no Brasil e a urgência de um sistema nacional de vigilância do near miss materno. Os autores concluem que um sistema de vigilância contínua poderia identificar tendências e impulsionar melhorias na saúde materna.

A pesquisa apresentada em Fatores associados à adesão a comportamentos preventivos da Covid-19 em participantes do Elsa-Brasil avalia a adesão a medidas de prevenção recomendadas durante a crise sanitária e investiga os fatores associados a essa participação na população adulta. “Resultados evidenciam que ser mulher é um fator positivamente associado à presença de comportamentos preventivos, sendo consistente com estudos realizados em outras partes do mundo”, concluem os autores.

O fascículo de agosto de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra.

Voltar ao topoVoltar