Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Universitários fazem vivências no SUS do Nordeste ao Sul com a Agenda Jovem Fiocruz

Universitários observam médico demonstrar funcionamento de equipamento em hospital

21/11/2023

Eric Veiga Andriolo (Agenda Jovem Fiocruz)

Compartilhar:

Em parceria com Levante Popular da Juventude, o projeto ViverSus promoveu atividades em sete estados, com mais três vivências programadas

Jovens universitários nos estados Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e Bahia puderam participar de um programa de formação com imersão nos aparelhos do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma iniciativa da Agenda Jovem Fiocruz (AJF) em parceria com o Levante Popular da Juventude.

O projeto tem como público-alvo estudantes universitários da área da Saúde. Além de terem momentos de vivência nos serviços do SUS, os estudantes têm a oportunidade de participar de uma atividade imersiva de formação em diversos temas da saúde, como Reforma Sanitária, prevenção e promoção da saúde.

“Na vivência, esperamos dialogar com jovens estudantes sobre a estrutura do nosso SUS e as possibilidades de transformações”, afirma Luciane Ferrareto, coordenadora da Agenda Jovem. “Principalmente no âmbito da formação acadêmica e profissional para formar jovens comprometidos com a construção e defesa permanente do Sistema Único de Saúde”, completa.

Um dos eixos de atuação da Agenda Jovem Fiocruz é familiarizar a população jovem com o SUS, visando promover a defesa da Saúde Pública. A AJF é um programa institucional da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz que produz pesquisa, educação e informação sobre a saúde das juventudes que possam dar subsídios a formulação de políticas públicas no SUS para a saúde dos jovens na faixa entre 15 e 29 anos.

“O ViverSus abriu as portas de instituições que a gente nunca pensou em entrar, o que gerou uma certa admiração até pelos serviços, principalmente da Fiocruz aqui de Curitiba, que tem tecnologia de ponta, e é o lugar onde mais vi cientistas negros e negras”, afirma Ana Keil, facilitadora do ViverSus no Paraná e bolsista da Agenda Jovem Fiocruz.

“Foi uma experiência muito massa para os jovens e movimentos sociais conseguirem avançar na elaboração sobre o que é saúde popular para a juventude, na perspectiva de acesso a direitos como transporte, educação, cultura e lazer”, completa.

O projeto ViverSus teve sua primeira edição em março de 2023, em São Paulo, como uma experiência piloto para formação de bolsistas que acompanham a implementação do projeto em outros estados. Houve outras cinco vivências desde então. O projeto ocorre agora na Bahia, entre os dias 15 e 19 de novembro.

Outras vivências ocorreram no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 13 de maio; no Paraná entre 20 e 28 de setembro; no Ceará entre 30 de setembro e 4 de outubro; em Minas Gerais, entre os dias 3 e 8 de novembro e na cidade do Recife entre 2 e 8 de novembro com universitários residentes em Pernambuco e na Paraíba.

Ainda estão previstas para os próximos meses edições no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo, ainda sem data definida. No total, dez estados serão contemplados com as vivências do projeto.

Como funciona

Todas as edições do ViverSus ocorrem em parceria com a sociedade civil organizada, inclusive movimentos sociais, e com os órgãos locais de gestão da atenção à saúde. O projeto também mobiliza as unidades locais da Fiocruz.

Em cada edição do ViverSus, a Agenda Jovem Fiocruz seleciona uma equipe composta por facilitadores locais. Essa equipe passa por um processo de formação coletiva meses antes das vivências, junto a professores, trabalhadores e pesquisadores da área da Saúde.

Antes do início das atividades, acontece a divulgação nas universidades e um processo seletivo dos jovens participantes. Os jovens passam vários dias com atividades integrais: visitas aos serviços de saúde e momentos formativos e de avaliação.

“Ter jovens de diversas realidades, compartilhando diferentes experiências de curso, formação, de vivência do Sistema Único de Saúde foi algo muito rico”, afirma Abraão Moura, facilitador do Viver-SUS em Recife e bolsista da Agenda Jovem Fiocruz. “A sensação é de criarmos compromisso com um sistema de saúde que corresponda às necessidades do povo brasileiro”.

Voltar ao topoVoltar