Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Unidades de saúde serão modelo de assistência


18/02/2009

Compartilhar:

Unidades de saúde serão modelo de assistência

Frutos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Manguinhos vai ganhar, até o final do primeiro trimestre, uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e outra de Atenção Básica, que serão administradas pela Fiocruz. Definida em reunião na última sexta-feira entre a Presidência da Fiocruz e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a ideia é transformar essas duas unidades de saúde pública em modelo de assistência para o Rio de Janeiro, tendo como clientela os 40 mil moradores das 17 comunidades do entorno da Fundação.

O novo posto de saúde de Manguinhos também servirá de base para o funcionamento do Programa de Saúde da Família (PSF). Tanto a UPA, quanto a unidade de Atenção Básica ampliarão a assistência prestada pelo Centro de Saúde-Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz, responsável por 40 mil atendimentos anuais aos moradores das comunidades vizinhas à Fundação.

A administração das novas unidades ficará sob supervisão direta da Ensp e a estruturação do projeto será feita de forma conjunta entre a Vice-Presidência de Ambiente, Promoção e Atenção à Saúde e a Escola. Com a inauguração das unidades, começarão a sair do papel os novos projetos com os quais a Fiocruz tem atuado como parceira das autoridades sanitárias do estado e do município - uma parceria que tem se mostrado vitoriosa em áreas como dengue, hanseníase, formação de agentes de saúde e outras.

Leia também:
Fiocruz instala unidades no Brasil e no exterior

Voltar ao topoVoltar