Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Tuberculose e Determinantes Sociais de Saúde é o tema do Sala de Convidados


02/05/2016

Fonte: Canal Saúde / Fiocruz

Compartilhar:

O Brasil vem avançando no combate à tuberculose. Nos últimos dez anos, a doença teve uma queda de 20% no país, segundo dados do Ministério da Saúde, e também houve redução na sua taxa de mortalidade, que no período caiu de 2,6 mortes por 100 mil habitantes para 2,2 mortes para cada 100 mil. Com os números que vem obtendo, o Brasil conseguiu alcançar a meta do Objetivo do Milênio de Combate à Tuberculose. Apesar do progresso, ainda ocupamos o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% de todos os casos da doença no mundo. Ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente entre as populações mais vulneráveis socialmente, que ainda sofrem um grande risco de contrair tuberculose.

Por isso, o Sala de Convidados desta terça-feira (3/5) discute o tema Tuberculose e Determinantes Sociais de Saúde, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. O programa vai explicar como a incidência de tuberculose está diretamente ligada a determinantes sociais de saúde como a miséria e a falta de acesso a condições de saneamento.

 Além disso, o programa vai apresentar e discutir dados como os 73 mil casos diagnosticados a cada ano, a vulnerabilidade à doença 28 vezes maior das pessoas com HIV e as relações que podem ser encontradas entre as notificações de tuberculose e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e as respostas ao tratamento.

Para discutir o assunto, estarão presentes o coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, ligado à Fiocruz, Carlos Basília; o representante da Secretaria Executiva do Fórum ONGs Tuberculose do Rio de Janeiro, Roberto Pereira; e o responsável pela comissão de tuberculose da Sociedade dos Pneumologistas do Estado do Rio (Sopterj) e gerente de doenças pulmonares do Município do Rio de Janeiro, Jorge Pio.

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página como assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem assistir pela Oi TV, canal 910. Pela internet, acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar