Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Três títulos da Editora Fiocruz estão entre os finalistas do 57º Prêmio Jabuti


23/10/2015

Alessandra Eckstein - Editora Fiocruz (alessandra.eckstein@fiocruz.br)

Compartilhar:

A Câmara Brasileira do Livro anunciou nessa quinta-feira, (22/10), os finalistas do Prêmio Jabuti, o mais importante do mercado editorial brasileiro. De um total de 2.573 inscritos, foram selecionados 10 títulos em cada uma das 27 categorias do prêmio. Três livros da Editora Fiocruz seguem na disputa: Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança, de Elba Sampaio de Lemos e Paulo Sergio D’Andrea (orgs.), na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática; Leishmanioses do Continente Americano, de Fátima Conceição-Silva e Carlos Roberto Alves (orgs.), na categoria Ciências da Saúde e Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas, de Kátia Lerner e Igor Sacramento (orgs.), na categoria Comunicação. A lista com todos os finalistas está disponível em http://premiojabuti.com.br/resultados-2015/todas-categorias-2/#.
“O Jabuti é um dos momentos mais aguardados do ano no ambiente do livro e da leitura. Estar com três livros dentre os finalistas desse ‘momento’ tem um sabor especial. Me parece dar ainda mais sentido ao fazer de cada um que se envolve na transformação de um original em livro – em especial no livro acadêmico, quando muitas mais mãos e mentes são recrutadas, necessárias.”, afirma o editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa.  
Os finalistas foram avaliados por jurados especialistas em cada categoria do prêmio. Os títulos serão submetidos a uma nova análise e os três livros que receberem maior pontuação dos jurados serão vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria. O resultado será anunciado no dia 19 de novembro e a cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2015 será realizada no dia 3 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Conheça os nossos finalistas

Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança é um trabalho pioneiro. A coletânea, organizada pela médica Elba Lemos e pelo zoológo Paulo D’andrea, pesquisadores do IOC/Fiocruz, é dirigida a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais da saúde e outros trabalhadores cujas atividades estejam associadas com animais no campo. “Este livro é único na literatura nacional e vem preencher uma lacuna importante sobre a biossegurança no manuseio de animais e nas diversas atividades em trabalhos de campo, já que todas as publicações disponíveis neste tema se restringem a animais de laboratório e/ou à experimentação animal”, destacam os organizadores. 

Leishmanioses do Continente Americano, organizado por Fátima Conceição Silva e Carlos Roberto Alves, é uma obra de fôlego: tem 26 capítulos e envolveu o trabalho de mais de 60 cientistas, que se debruçaram sobre uma das doenças tropicais mais negligenciadas da atualidade, causada por parasitos do gênero Leishmania. Estima-se que existam 350 milhões de pessoas em risco de contrair a infecção, sobretudo nas áreas mais pobres do planeta, e que dois milhões de novos casos ocorram a cada ano. Esse grave cenário justifica o esforço de autores e organizadores em reunir o conhecimento existente sobre o assunto, identificar os principais desafios e discutir estratégias para enfrentá-los. 

Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas tem organização dos professores e pesquisadores Kátia Lerner e Igor Sacramento. O livro é um desdobramento dos trabalhos do Observatório Saúde na Mídia, do Laboratório de Comunicação e Saúde, e apresenta análises sobre os modos como o campo jornalístico produz sentidos e representações sobre a saúde e a doença no contexto contemporâneo. A obra discute também teorias e procedimentos analíticos para o estudo da mediação jornalística na cobertura de temas da saúde. 

Voltar ao topoVoltar