Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Transferência de tecnologia permite produção de remédio que controla colesterol


14/06/2013

Fonte: Farmanguinhos/ Fiocruz

Compartilhar:

A Fiocruz e o laboratório americano Pfizer assinaram, nesta quinta-feira (13/6), Parceria de Desenvolvimento Produtivo para transferência de tecnologia para a produção da Atorvastatina Cálcica, usada no controle do colesterol. O medicamento será fabricado pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) nas concentrações de 10 e 20mg.

O remédio é um dos mais importantes do mundo no controle do colesterol elevado, uma doença de alto impacto para a saúde. Problemas cardiovasculares são a primeira causa de morte, por doença, da população brasileira. Hoje, o medicamento é financiado pelas Secretarias de Estado da Saúde, ou seja, a distribuição não é centralizada pelo Ministério da Saúde. A nova parceria vai permitir a redução de custo do medicamento e Farmanguinhos poderá oferecer um produto mais barato para as secretarias de saúde.

A parceria terá a participação ainda da Nortec Química S/A, que será responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a fabricação do medicamento.

A Atorvastatina é o princípio ativo do Citalor, produzido pela Pfizer. O medicamento faz parte da lista de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A demanda prevista para atender a rede do SUS é de 175 milhões de unidades farmacêuticas nos próximos cinco anos, sendo 35 milhões anualmente. A previsão é de que em 2017 sejam produzidos os primeiros lotes do IFA nacional.

Leia mais no site de Farmanguinhos.

Voltar ao topoVoltar