Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Tecnologia da Informação na pauta da Fiocruz


09/08/2022

David Barbosa (CCS)

Compartilhar:

A governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Fiocruz foi uma das pautas de destaque no segundo dia de reunião (2/8) do Conselho Deliberativo. A vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Priscila Ferraz, conduziu a apresentação sobre o cenário institucional na área. Ela anunciou que, neste mês de agosto, será instituído o Comitê de Governança Digital, responsável pela Estratégia de Transformação Digital da Fiocruz, e atualização dos planos Estratégico e Diretor de TIC, de Transformação Digital e de Dados Abertos da Fundação. A primeira reunião do grupo deverá acontecer em setembro.

Priscila Ferraz resgatou os avanços ocorridos nos últimos meses, como a nomeação do novo gestor de Segurança da Informação da Fundação, Tharcísio de Queiroz Mendonça.  Mestre em Computação Aplicada, ele será responsável por coordenar o Comitê de Segurança da Informação, que deverá assessorar a implementação de ações de segurança da informação, por meio da criação de grupos de trabalho e da proposição de normas. Comporão o Comitê representantes das vice-presidências e da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (Cogetic), a serem indicados até o fim de agosto. 

Outra mudança recente foi a instituição da Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos, em julho, conforme orientação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Seus integrantes deverão registrar notificações de incidentes cibernéticos, acionando as autoridades policiais quando necessário, e elaborar um Plano de Gestão de Incidentes.

Para compor o Sistema de Integridade Institucional e cumprir as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi nomeada como encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais a coordenadora adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa da Fiocruz Minas, Laiza Assumpção. Mestre em Saúde Pública e especialista em controle interno, ela coordenará uma comissão responsável por validar o plano de implementação da LGPD na Fiocruz. Para os próximos meses, estão previstas a contratação de assessoria especializada para apoiar o processo de implantação e uma apresentação sobre o tema ao CD.

*Fotos: Peter Ilicciev (CCS)

Voltar ao topoVoltar