26/02/2013
Fonte: Farmanguinhos / Fiocruz
Técnicos do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) estão visitando o laboratório Indar, em Keiv, na Ucrânia. Eles acompanham um grupo de profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estão no país para o processo de renovação da Certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Em 2006, Farmanguinhos e o Instituto Indar assinaram um acordo técnico-científico para a transferência de tecnologia da insulina recombinante, produzida pelo laboratório ucraniano. A inspeção dos técnicos consiste em avaliar se todas as medidas, para garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos medicamentos, continuam sendo respeitadas de acordo com o que preconizam os regulamentos técnicos da Anvisa.
O início da cooperação de transferência começou no ano de 2010 e, segundo o acordo, após um período de 40 meses de transferência tecnológica, Farmanguinhos estará capacitado a fabricar, no país, cristais de insulina e o medicamento insulina humana recombinante. A produção deverá cobrir 50% da demanda do Ministério da Saúde, responsável pelo Programa Nacional de Assistência Farmacêutica para Hipertensão Arterial e Diabetes.
De acordo com o convênio, até que o medicamento seja desenvolvido no País, Farmanguinhos vai importar do Indar as doses necessárias para abastecer o mercado brasileiro. Enquanto isso, a fabricação ocorrerá na fábrica detentora da tecnologia e levará o nome de Farmanguinhos para atender as demandas dos pacientes do SUS.
Leia a reportagem completa.