Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Técnico em gestão: administrando o dia a dia das unidades de saúde


15/09/2005

Compartilhar:

Técnico em gestão: peça fundamental nas unidades de saúde

Imagine um hospital com uma vasta equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, mas sem esparadrapo, gaze, medicamentos ou escala de trabalho. Em resumo, um verdadeiro caos. Dar suporte ao trabalho dos profissionais de saúde e evitar que essa confusão aconteça é a função dos gestores de serviços de saúde. Seja na compra de medicamentos ou na organização do horário de atendimento, o gestor é fundamental para o pleno funcionamento de hospitais, centros cirúrgicos e postos de saúde.

O curso técnico em Gestão de Serviços de Saúde, oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), forma profissionais de nível médio para atuar na área de administração das unidades de saúde. Para isso, o aluno cursa disciplinas variadas, como técnicas de gestão, contabilidade, comunicação, direito, informática e estatística. O currículo vai além dos cursos tradicionais de administração, incluindo conteúdos específicos da área de saúde.

"O mais importante é que oferecemos ao estudante uma visão ampliada do funcionamento dos serviços. Enfatizamos a importância e as peculiaridades da área, principalmente na relação com o paciente", destaca a coordenadora do Laboratório de Gestão, professora Valéria  Lagrange.

Para compreender como o sistema de saúde funciona, os alunos participam de simulações, que incluem a administração dos recursos do município fictício de Joaquim Venâncio. Os estudantes também fazem estágios em hospitais e vivem, na prática, a rotina do profissional de gestão.

"As aulas oferecem ferramentas gerenciais que estimulam a crítica, ajudando o profissional a identificar problemas no ambiente de trabalho e desenvolver soluções adequadas", confirma Pedro Arêas, ex-aluno da EPSJV e gerente da Clínica de Oncologia do Hospital Geral de Bonsucesso. Cursando o sétimo período do curso de administração na Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedro considera a ênfase na área de pesquisa outro diferencial importante, já que estimula a crítica e ajuda a preparar o aluno para o ensino superior.

Técnico de gestão em serviços de saúde
Mercado de trabalho: unidades de saúde públicas e privadas, como hospitais, clínicas e centros cirúrgicos.
Conteúdo do curso: nos primeiros dois anos, o aluno cursa disciplinas como informática, serviços gerais, comunicação, contabilidade, estatística, orçamento, direito e novas tecnologias de cuidado em saúde. No último ano, o estudante deve fazer o estágio obrigatório e elaborar uma monografia sobre um tema relativo à área de administração em saúde.

Voltar ao topoVoltar