Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Técnico de vigilância sanitária: fiscal da qualidade da saúde


26/09/2005

Compartilhar:

Técnico de vigilância sanitária: fiscal da qualidade  da saúde

As polêmicas sobre os riscos do consumo de alimentos transgênicos e a popularização de piercings e tatuagens feitos em condições inadequadas são alguns dos novos desafios enfrentados pela vigilância em saúde. Responsável por zelar pela qualidade dos produtos e serviços que podem representar risco à saúde da população, o sistema nacional de vigilância sanitária possui com uma rede de profissionais espalhados por todo o país, que podem até mesmo interditar estabelecimentos no caso de irregularidades graves.

O curso técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da Escola Politécnica e Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) forma profissionais especializados, capazes de atuar na fiscalização das diversas áreas monitoradas pelo sistema. Durante as aulas, o estudante aprende as bases teóricas e práticas sobre saúde e meio ambiente, avaliação de produtos e serviços,  saúde do trabalhador e legislação sanitária, além de realizar visitas técnicas a estabelecimentos comerciais, hospitais e indústrias.

"O aluno ganha uma visão global sobre a vigilância em saúde, podendo planejar ações e realizar diagnósticos. Para isso, unimos teoria e prática, realizando visitas técnicas a empresas, hospitais e indústrias, onde o estudante pode vivenciar a realidade", afirma a coordenadora do curso, Ana Júlia Calazans Duarte.

Segundo a professora, a maior demanda por técnicos da área está nas prefeituras de cidades do interior. Foi o caminho seguido por Carlos Venésio, que se formou em 1999 na EPSJV. Depois do curso, passou a trabalhar em Paraisópolis, em Minas Gerais.

"O interior ainda é carente de profissionais especializados e o curso da EPSJV oferece uma formação de alto nível. Atuo como um multiplicador na minha região, passando para os colegas muito daquilo que aprendi na Fiocruz", conta Venésio.

Com uma vasta área de atuação – de açougues a fábricas de medicamentos e unidades de saúde – os técnicos em vigilância sanitária são responsáveis principalmente pelas inspeções de baixa e média complexidade, como supermercados e drogarias. Casos mais complexos, como indústrias farmacêuticas, são destinados aos profissionais de nível superior.  

Técnico de vigilância sanitária e saúde ambiental
Mercado de trabalho
: órgãos municipais, estaduais e federais do sistema nacional de vigilância sanitária.
Conteúdo do curso: inicialmente, o aluno cursa disciplinas gerais sobre a área de saúde, como  ética, biossegurança e saneamento. Com essa base, o estudante  passa para os módulos seguintes, que incluem  temas como saúde do trabalhador, legislação, planejamento estratégico em saúde, situações de risco e vigilância sanitária de produtos e serviços. Para concluir o curso, é necessário ainda realizar estágio obrigatório na área e elaborar uma monografia sobre um tema relativo à área de administração em saúde.

Voltar ao topoVoltar