Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Técnico de biodiagnóstico em saúde: de olho no microscópio


29/09/2005

Compartilhar:

Técnico de biodiagnóstico em saúde: de olho no microscópio

Entre as lâminas, os microscópios e demais equipamentos do laboratório de anatomia patológica do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Fabíola Gonçalves segue diariamente sua rotina de processamento de material de exame. Técnica de laboratório de diagnóstico formada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), ela é responsável por preparar os tecidos para a análise do patologista, do recebimento das amostras à elaboração das lâminas para o microscópio.

Esse processo exige uma formação completa, que inclui conhecimento de técnicas laboratoriais, biossegurança, biologia celular e morfologia, entre outros temas. É o que oferece o curso técnico de laboratório de biodiagnóstico em saúde da EPSJV. Da manutenção preventiva de equipamentos à patologia de doenças infecciosas, seus alunos são preparados para executar tarefas técnicas e elaborar análises clínicas e toxicológicas.

O curso conta com três laboratórios onde os alunos aprendem na prática as técnicas apresentadas na sala de aula. "Isso garante uma boa preparação para o mercado de trabalho, além de ser uma boa base para que prossegue os estudos na área de saúde", afirma o coordenador do curso, professor Marcos Marques.

A prática profissional também é estimulada nos estágios obrigatórios, realizados principalmente em instituições de saúde e pesquisa, como o Inca, o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) e o Instituto Fernandes Figueira (IFF). O contato com pesquisadores durante o estágio ou nas aulas também incentiva a investigação científica, destino de muitos alunos.

"Estou pensando em fazer uma pós-graduação em biologia molecular no próximo ano e, depois, mestrado", planeja Fabíola Gonçalves, que cursa o último ano da faculdade de biologia.

Técnico de laboratório de biodiagnóstico em saúde
Mercado de trabalho
: laboratórios de análises clínicas e toxicológicas de instituições públicas e privadas.
Conteúdo do curso: além de disciplinas gerais sobre a área de saúde, como  ética, biossegurança e saneamento, o aluno cursa módulos sobre práticas de laboratório, biologia celular, manutenção preventiva de equipamentos, morfologia, fisiologia e doenças infecciosas e parasitárias. O curso é concluído após o estágio obrigatório na área e elaboração de uma monografia.

Voltar ao topoVoltar