Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

A Sustentabilidade e os grandes números do G-STIC Rio


05/04/2023

Danielly Magalhães / Vinicius Ameixa

Compartilhar:

De 13 a 15 de fevereiro de 2023, a Fiocruz, por meio da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030), em parceria com a Vito e outras cinco instituições internacionais de pesquisas, realizou o evento G-STIC Rio. Está edição reuniu representantes de governos, especialistas, pesquisadores e empreendedores de diversos países para discutir Ciência Tecnologia e Inovação para acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante o evento, foram apresentados projetos e iniciativas em áreas como saúde, energia, clima, educação, biodiversidade, oceanos, que buscam criar soluções sustentáveis e inclusivas para os desafios globais.

Em números:

  • O evento reuniu presencialmente mais de 600 pessoas de 40 países distintos e, virtualmente, atraiu mais de 5.000 participantes de 143 nações.
  • Foram apresentadas 48 sessões envolvendo temas de relevância nos quais foram apresentadas mais de 190 projetos e iniciativas inovadoras em temas como saúde, energia limpa, mudança climática, oceanos, tecnologias sociais etc.
  • A conferência contou com mais de 250 palestrantes de 218 instituições de renome internacional e 40 países , incluindo representantes de Governos e organizações como a ONU,  o Banco Mundial e Instituições Filantrópicas, promovendo oportunidades de networking e colaboração para estimular a troca de ideias e o desenvolvimento de parcerias entre os participantes.
  • O site do evento recebeu mais de 149.000 visitas, sendo que 72.000 dessas visitas foram do Brasil.
  • Mais de 52.000 impressões de publicações nas redes sociais do evento.
  • Mais de 54 matérias jornalísticas publicadas.

 

Sustentabilidade do G-STIC Rio:

A sustentabilidade foi uma prioridade fundamental para o G-STIC RIO, razão pela qual foram tomadas decisões conscientes para reduzir a pegada ecológica do evento.

A escolha do local foi crucial, pois o Centro de Convenções ExpoMag possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos integrado com a Prefeitura do Rio de Janeiro, incluindo reciclagem e compostagem de resíduos sólidos e geração de biogás. A Fiocruz optou por utensílios de papel ou material orgânico (copos, pratos, talheres), crachás feitos de papel reciclado e cordão de barbante 100% algodão, programação e informações projetadas em telões, maior opção de comidas vegetarianas e garrafinhas de alumínio para água distribuídas a todos os participantes.

A fim de minimizar o impacto ambiental causado pelas viagens aéreas, a conferência foi organizada de forma híbrida, possibilitando que 5253 pessoas de 143 países participassem virtualmente. Para compensar as emissões de carbono geradas pelos voos dos palestrantes presenciais, será realizado um projeto de reflorestamento da Mata Atlântica, liderado pela Fiocruz Mata Atlântica, que durará 5 anos e abrangerá a produção e plantio de 1333 mudas de espécies nativas e em risco de extinção. Além de promover a educação ambiental e tecnologias sociais, o projeto também terá impacto na geração de renda para a comunidade local.

A conferência reafirmou a importância da colaboração entre diferentes setores e da adoção de tecnologias sustentáveis para enfrentar os desafios globais. Ao ser realizado pela primeira vez na região da América Latina, o evento se tornou mais inclusivo e diverso, permitindo a participação de uma ampla gama de vozes e iniciativas para enfrentar as desigualdades e iniquidades existentes. Isso evidenciou que é possível criar soluções inovadoras e inclusivas que beneficiem não somente grandes empresas e países desenvolvidos, mas também as comunidades mais vulneráveis e países em desenvolvimento.

Com o êxito alcançado, espera-se que novas edições do G-STIC ocorram em outros países, incentivando a colaboração e a troca de ideias entre os participantes e contribuindo para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios globais. Ademais, espera-se que o exemplo de sustentabilidade seja replicado em outros eventos organizados pela Fiocruz.

Veja o vídeo de pós evento:

https://youtu.be/5KLI5eNRV8U

 

Mais na web

Voltar ao topoVoltar