Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

19/09/2018

Suicídio: Fiocruz Bahia promove roda de conversa sobre valorização da vida


Fonte: Fiocruz Bahia


No contexto da Campanha Setembro Amarelo, dedicada à sensibilização para prevenção do suicídio, o Programa Diálogos Sobre Saúde Mental e Trabalho da Fiocruz Bahia promove a roda de conversa Valorização da vida como prevenção para o suicídio. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 26 de setembro, às 14 horas, nas dependências da instituição.

A mediação da conversa será realizada pela psicóloga Ana Lucena de Sá (CRP 03/04488), especialista em Teoria e Práticas Clínicas em Atenção Psicossocial (Famed-UFBA/ Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante) e Gestalt Terapeuta em formação (IGTBa/ Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública). Ana Lucena é militante do SUS, atuando na Saúde da Família em Salvador, preceptora da Residência de Desenvolvimento Infantil na Comunidade (REDICA/ISC – UFBA) e pesquisadora e entusiasta das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS).

O Programa Diálogos Sobre Saúde Mental e Trabalho da Fiocruz Bahia tem como objetivo dar visibilidade ao adoecimento mental, compreender suas relações com o trabalho e, por meio de um espaço aberto, planejado e institucionalizados de diálogo, construir coletivamente proposições para a transformação da realidade na direção de um ambiente mais saudável. Outros eventos estão programados para acontecer em outubro, mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental (10/10) e o Dia do Servidor Público (28/10).

Saúde mental e trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a depressão é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo. Mais de 300 milhões de pessoas no mundo vivem com depressão. Esse número representa um aumento de mais de 18% nos casos, entre 2005 e 2015. Nas Américas, cerca de 50 milhões de pessoas viviam com depressão em 2015, ou seja, cerca de 5% da população. Cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum período da vida.

Essa realidade impacta e é impactada pelas relações das pessoas com o trabalho. No Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social, episódios depressivos geraram 43,3 mil auxílios-doença, em 2107, representando a 10ª doença com mais afastamentos. Somado a outros transtornos ansiosos, esse número eleva-se para 72,3 mil, colocando esse grupo de doenças no terceiro lugar em causas de afastamentos.

Serviço

Roda de Conversa: Valorização da vida como prevenção para o suicídio
Data: 26/09/2018
Horário: 14h às 16h
Local: Sala de Aula II da Biblioteca – Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia). Rua Waldemar Falcão, 121, Candeal

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar