Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sorteio e promoção de livros: Editora Fiocruz participa do Conexão Fiocruz Brasília

Conexão Fiocruz BSB

12/05/2020

Fernanda Marques/Fiocruz Brasília e Assessoria de Comunicação/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Em parceria com a Fiocruz Brasília, a Editora Fiocruz promoverá, na quinta-feira (14/05), sorteio de cinco livros ligados a temáticas de alimentação e nutrição. A ação será realizada durante o Conexão Fiocruz Brasília, programa que será transmitido ao vivo pelo YouTube, das 15h às 17h.    

O tema desta sétima edição do programa é Alimentação em tempos de pandemia: hábitos saudáveis, fome e solidariedade. Os internautas podem antecipar suas perguntas pelos perfis de Facebook e Instagram da Fiocruz Brasília: www.facebook.com/fiocruzbrasilia e @fiocruzbrasilia. Os participantes poderão também interagir com os convidados durante o debate por meio do chat do YouTube (youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial).

Ao final do evento, serão sorteados cinco livros da Editora, sendo um exemplar de cada título selecionado. Para celebrar a iniciativa e ampliar o acesso ao conhecimento científico em meio aos desafios da pandemia do novo coronavírus, a Editora Fiocruz também promoverá uma ação promocional, que dará 20% de desconto nas obras, no período de 14 a 21 de maio. A promoção será válida somente na Livraria Virtual da Editora Fiocruz (www.livrariaeditorafiocruz.com.br). 

Os cinco livros do sorteio e da ação promocional são:  

➡️Alimentação, Sociedade e Cultura
➡️Amamentação e Políticas para a Infância no Brasil: a atuação de Fernandes Figueira (1902-1928)
➡️Avaliação Nutricional na Atenção Básica: reflexões sobre práticas e saberes
➡️Mal de Fome e não de raça: gênese, constituição e ação política da educação alimentar. Brasil, 1934-1946
➡️Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas

Os internautas que fizerem perguntas ou comentários no chat relacionados à temática durante a edição do Conexão Fiocruz Brasília participarão do sorteio. Para concorrer, além da pergunta ou comentário, é necessário estar inscrito no canal do YouTube da Fiocruz Brasília, além de seguir as páginas da Fiocruz Brasília e da Editora Fiocruz nas redes Facebook (www.facebook.com/editorafiocruz) e Instagram (@editorafiocruz). Os cinco ganhadores serão divulgados na sexta-feira, 15 de maio. 

Sobre o debate
O isolamento social, necessário em tempos de pandemia, coloca desafios, mas também abre oportunidades para novas realidades e práticas alimentares das famílias, que devem estar atentas aos cuidados com a alimentação e aos riscos de descontrole. Expressão de desigualdades sociais históricas, o fenômeno da fome também se intensifica neste período, enquanto redes e experiências de solidariedade se formam para combatê-lo e oferecer suporte às populações em situação de vulnerabilidade.

Essas e outras questões serão debatidas por um time de especialistas, com mediação do jornalista Wagner Vasconcelos, coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília. Participam desta edição a coordenadora do Programa de Alimentação Nutrição e Cultura (Palin/Fiocruz Brasília), Denise Oliveira e Silva (autora da Editora Fiocruz), e a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal, Carla Lisboa. Entre os convidados, estão também o professor Flávio Valente, pesquisador associado ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-secretário geral da Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (FIAN Internacional), e a nutricionista e especialista em saúde do trabalhador Wanessa Natividade Marinho, da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz).

Sobre o Conexão Fiocruz Brasília
Aspectos epidemiológicos, saúde mental, população em situação de rua, crianças, jovens e biossegurança: todos esses assuntos relacionados ao novo coronavírus já foram discutidos no Conexão Fiocruz Brasília, cuja primeira edição foi ao ar em 19 de março deste ano. Diante das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a pandemia, o programa se destaca como uma das estratégias de comunicação para dar continuidade às atividades e aos serviços da instituição. 

Em formato virtual e interativo, por meio de perguntas e respostas, o Conexão Fiocruz Brasília coloca a sociedade em diálogo com pesquisadores e especialistas, contribuindo para a democratização da ciência e a promoção da saúde. As seis edições realizadas até agora já ultrapassam 52 mil visualizações. Para conhecer essa e demais iniciativas da Fiocruz Brasília no enfrentamento da Covid-19, acesse a página www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus.

➡️ Fiocruz Brasília: 'Alimentação em tempos de pandemia' é o tema do Conexão Fiocruz Brasília do dia 14 de maio

Voltar ao topoVoltar