Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sistemas de Saúde pelo Mundo é o tema do Sala de Convidados


06/07/2022

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

O Sala de Convidados desta semana deu um giro pelo mundo para saber como funcionam os sistemas de saúde públicos em alguns países. Como o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, não há igual. Ele é o maior, regido pelos princípios da universalidade (para todos), integralidade (da atenção primária à alta complexidade) e equidade (de acordo com as diferenças regionais), oferecendo serviço público de saúde a todas as pessoas. Cerca de 80% da população depende exclusivamente dele, são mais de 190 milhões de habitantes.

Mas o Brasil não ocupa o melhor lugar no ranking de funcionamento da saúde, apesar de ter um sistema robusto, ousado e totalmente gratuito. O financiamento segue sendo o maior problema, além da gestão financeira. Países como França, Cuba, Itália, Taiwan, Canadá, Alemanha, Suíça, entre outros, estão mais bem posicionados com distinção na forma de contribuição e organização da assistência.

É possível entender melhor assistindo às reportagens do programa, que trazem depoimentos de brasileiros residentes em outros países, além de especialistas em saúde que explicam a organização dos sistemas em determinados lugares. As matérias também estão permeadas por informações que demonstram as diferenças entre eles.

No estúdio, a apresentadora Yasmine Saboya vai conversar, ao vivo e a distância, nesta quinta-feira (7/7), das 11h às 12h, com a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Machado; a doutora em Saúde Pública, professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Adelyne Pereira; e a pesquisadora sênior da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), Ligia Giovanella.

E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais, pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122 e pelo 0800 701 8122 (ligação gratuita). As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, a frequência do Canal Saúde é 4085 e o symbol rate 4400. É necessário ajustar o receptor da parabólica nessas configurações para sintonizar o canal.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar