Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sistemas de informação sobre mudanças climáticas e saúde é apresentado em seminário da Fiocruz


09/05/2014

Por: Cristiane d´Avila/Icict

Compartilhar:

A consolidação da parceria entre meteorologistas, climatologistas, Defesa Civil e especialistas em saúde pública foi, na opinião dos palestrantes e do público presente, o destaque do seminário “Eventos climáticos extremos, desastres e impactos sobre a saúde - o que dizem os sistemas de informação?”, realizado na tarde de quarta-feira (7/5), na Biblioteca de Manguinhos (Icict/Fiocruz).

Iniciativa do Observatório de Clima e Saúde, do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), o evento incluiu, além do debate, o lançamento de um sistema que disponibiliza informações sobre desastres climáticos e seus impactos em curto, médio e longo prazos sobre a saúde. A ferramenta, já disponível no Observatório de Clima e Saúde (www.climasaude.icict.fiocruz.br), servirá como auxílio ao planejamento e tomada de decisões na ocorrência dos eventos climáticos extremos, e no direcionamento de programas que minimizem os impactos humanos.

Participaram da mesa de debate Carlos Corvalán, da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tiago Molina Schnorr, meteorologista do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, e Paulo Nobre, coordenador da Rede Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A mesa foi moderada pelo pesquisador Christovam Barcellos, coordenador do Lis e do Observatório de Clima e Saúde.

Saiba mais.

 

Voltar ao topoVoltar