Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sistemas de informação da saúde dos idosos serão discutidos em seminário, em 2/12


24/11/2014

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) promove, no dia 2/12, o seminário Papel dos Dados, Indicadores e Sistemas de Informação na Gestão e Governança em Saúde das Pessoas Idosas. O evento é voltado para gestores de saúde e pessoas interessadas no tema.

Realizado pelo Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), o seminário terá na mesa de abertura o vice-Diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Icict/Fiocruz) Josué Laguardia; o pesquisador do Laboratório de Educação Profissional na Atenção à Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Daniel Groisman; e a pesquisadora do Lis e coordenadora do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso), Dália Romero.

Também participarão do seminário os pesquisadores do Icict: Aline Marques, com a palestra O papel da atenção básica na melhora da qualidade de vida dos idosos. Evidências a partir do indicador das internações por condições sensíveis à atenção primária; Débora Castanheira, com o tema Informação e política de saúde do idoso. O papel da capacitação no empoderamento da gestão; Edgar Nunes, que debaterá sobre Indicadores de monitoramento da saúde individual dos idosos na atenção primaria. O papel do Indicador de Funcionalidade; e Marcel Pedroso, com a palestra Uso de novas tecnologias em informação regionalizada. Mapeamento das experiências exitosas no campo de envelhecimento e saúde da pessoa idosa.

No evento será lançado o curso on-line Informação e indicadores para a gestão de saúde do Idoso no Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Lis e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O curso é de acesso livre e tem como objetivo fornecer material didático adequado para o ensino sobre informação, indicadores e políticas públicas de saúde dos idosos, para utilização na área de planejamento e gestão de saúde do idoso do Estado do Rio de Janeiro. O material disponibilizado poderá ser utilizado na capacitação dos gestores de políticas de saúde da pessoa idosa do SUS. A iniciativa é parte da capacitação oferecida pelo Icict e pela Faperj para a utilização do Sisap-Idoso.

Não são necessárias inscrições, mas o local de realização da atividade é limitado a 40 lugares.

Voltar ao topoVoltar