Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Simpósio celebra descoberta da doença de Chagas


02/07/2009

Compartilhar:

Simpósio celebra os 100 anos da descoberta da doença de Chagas

A Fiocruz organiza, de 8 a 10 de julho, o Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas (1909–2009), no Rio de Janeiro. Especialistas nacionais e estrangeiros apresentarão trabalhos científicos inéditos e debaterão temas relevantes, como desenvolvimento de vacinas e medicamentos, novas formas de contágio da doença e protocolos de tratamento de pacientes. A enfermidade, que afeta cerca de 16 milhões de pessoas em todo o mundo, tem 2 milhões de pacientes crônicos no Brasil – destes, aproximadamente 600 mil apresentam complicações cardíacas ou digestivas que levam a óbito 5 mil pessoas por ano.

Duas das mais importantes autoridades em Chagas do país estarão presentes no evento. Os pesquisadores José Rodrigues Coura (Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz) e João Carlos Pinto Dias (Fiocruz Minas) apresentam, respectivamente, as comunicações A situação atual da epidemiologia e controle da doença de Chagas no Brasil e Erradicação da doença de Chagas: perspectivas.

Veja a programação completa do simpósio e informações sobre credenciamento de equipes para a cobertura do evento na Agência Fiocruz de Notícias.

Leia mais:

Ministério esclarece as principais dúvidas sobre a influenza A (H1N1)

Exposição apresenta tese original de Carlos Chagas

Galeria de fotos de Chagas

Voltar ao topoVoltar