Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Servidores com 30 anos de Fiocruz recebem homenagem


30/05/2023

Por Eduardo Müller (Cogepe)

Compartilhar:

Na última sexta-feira (26/5) aconteceu mais uma edição da tradicional entrega de placas aos servidores que completam 30 anos de trabalho na Fiocruz. A cerimônia em homenagem aos trabalhadores foi realizada na Casa de Chá com a presença de seis servidores entre os 13 agraciados em 2023 (veja a lista completa no final da matéria). Os demais, lotados em unidades regionais da Fiocruz, receberão a placa e o certificado em seus locais de trabalho. A ação está vinculada ao projeto Memória da Gestão Fiocruz.


Trabalhadores homenageados

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou a importância do trabalho e do envolvimento das equipes para o fortalecimento institucional da Fundação, em especial durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Isso não se deu graças aos prédios que existem aqui, aos equipamentos, se deu mesmo por conta da dedicação das pessoas que aqui trabalham. Eu já tive experiências fora da Fiocruz e, de fato, é digno de nota o envolvimento, o comprometimento e a dedicação das pessoas que aqui trabalham. Isso não é trivial. Isso faz diferença. Em boa parte da nossa história, da história dessas pessoas que estão recebendo essa justa homenagem, não é difícil encontrar momentos em que o desrespeito ao servidor público prevaleceu. E nós perseveramos e continuamos aqui, dado o altíssimo nível de responsabilidade que a Fiocruz tem com o Sistema Único de Saúde”.

O vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, parabenizou os homenageados e destacou que o atual cenário é de recuperação e valorização dos trabalhadores. “Quero agradecer aos trabalhadores porque nos dá muita legitimidade e força para fazer o trabalho que a Asfoc tem feito. É muito reconhecimento ao papel que a Fiocruz cumpriu e cumpre. O diálogo com todos os segmentos da sociedade tem sido muito importante, seja no Congresso Nacional, seja no Conselho Nacional de Saúde”.

Homenageados

Luís Carlos Oliveira, servidor da Ensp, falou da honra em receber a homenagem e da satisfação por ainda estar atuando na instituição em que chegou no ano de 1993, vindo redistribuído da extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA). Luís está com 73 anos e diz torcer para uma nova mudança na legislação da aposentadoria compulsória para permanecer mais tempo na Fundação. “Eu tenho fôlego para continuar e quero a lei de 80 anos. Consegui me enquadrar na de 75”, explica Luís que tinha 69 anos quando houve a alteração no regramento da aposentadoria, passando dos 70 para os 75 anos.

Maria Helena Magalhães de Mendonça, também da Ensp, falou da emoção em receber a homenagem. “Eu tenho 30 anos de Fiocruz, mas trouxe 18 anos da Previdência Social. De vez em quando a gente esquece. Será que eu já não fiz 30? De repente, me telefonaram avisando. Eu fiquei muito emocionada. Ficamos emocionados também com a despedida de alguns colegas e, daqui a pouco serei eu também. A vida traz para a gente bastante alegria e, ao mesmo tempo, reflexões e pensamentos. Eu quero agradecer toda essa história.

Confira abaixo quem são os servidores homenageados em 2023:

Ana da Silva Simões - INCQS         

Eliana Moreira Costa - IRR           

Geraldo Felício de Carvalho - IRR           

Haiana Charifker Schindler - IAM           

Lazara Pereira dos Reis Soalheiro Barroso - IRR          

Luiz Carlos de Oliveira - Ensp          

Marcilio da Silva Tomaz - IRR           

Maria Helena Magalhães de Mendonca - Ensp          

Marilene de Castilho Sá - Ensp          

Mitermayer Galvão dos Reis - IGM           

Paulo Cesar Lourenço Cassão - Ensp          

Regina Lucia Sarmento Ungerer - Presidência           

Tiago Maria Lapa – IAM     

Galeria




 

Fotos: Peter Ilicciev 

 

Voltar ao topoVoltar