Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Serviço de Referência em Peste treina técnicos de saúde do Ceará


12/03/2013

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

O Serviço de Referência em Peste da Fiocruz Pernambuco realiza, nesta semana, um trabalho cuja proposta é assessorar programas de controle de doenças transmitidas por roedores e atualizar as informações sobre as populações de roedores (hospedeiros) e pulgas (vetores) no Nordeste do país. A atividade, financiada pelo Ministério da Saúde, começa pelas cidades de Baturité e Guaramiranga, no Ceará, e deve durar dois anos.

Até a sexta-feira (15/3), técnicos ligados à Secretaria Estadual de Saúde do Ceará serão treinados sobre aspectos epidemiológicos da peste, hantavirose, leptospirose e febre maculosa. Eles também serão treinados em campo para a captura de roedores, a coleta de amostras biológicas e o transporte desse material para o laboratório de diagnóstico.

O segundo módulo do projeto, previsto para ocorrer de 14 a 19 de abril, será realizado em Caruaru, no agreste pernambucano. Posteriormente serão capacitados técnicos da Bahia. O objetivo principal do projeto, uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, é identificar a soroprevalência das doenças transmitidas por roedores no Nordeste brasileiro.

Todo o trabalho ocorre sob a coordenação da pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Fiocruz Pernambuco Alzira Almeida. Além dela, participa da capacitação a pesquisadora Marise Sobreira, do mesmo departamento; Gilberto Gazeta, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e técnicos do Núcleo de Controle de Vetores do Ceará.

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar