19/06/2020
Neste sétimo episódio da Série Aqui Por Nós: Trajetórias Cruzadas no Enfrentamento da Covid-19 começamos a mostrar um pouco da estrutura de apoio em saúde que a Fiocruz oferece aos seus trabalhadores. A Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) é vinculada à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), e tem como missão assegurar as melhorias das condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores da Fiocruz. No contexto da pandemia da Covid-19, os trabalhadores da CST tiveram um aumento exponencial na demanda de atividades. Expressando a multidisciplinaridade que a constitui, apresentamos dois desses profissionais: o educador físico Bruno Macedo e a assistente social Monica Olivar.
O professor Bruno segue orientando trabalhadores sobre a importância da realização constante de atividade física. Ele prepara séries de exercícios disponibilizadas em aulas virtuais, e aprendeu um vocabulário básico na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para ampliar seu público de alunos, incluindo também os trabalhadores surdos da Fiocruz. Além disso, Bruno ajuda no monitoramento dos casos de Covid-19 entre os profissionais da Fiocruz.
Entre as atividades da assistente social Monica Olivar está o contato com familiares dos trabalhadores da Fiocruz internados em decorrência da Covid-19. Na conversa Monica fala sobre legislação, procedimentos burocráticos e avalia, caso necessário, o encaminhamento dos familiares ao atendimento psicológico, fornecido também pela CST, que será apresentado em um próximo episódio do Aqui Por Nós.
Assista ao vídeo para conhecer melhor um pouco desses dois personagens que compõem o time da Fiocruz no enfrentamento à pandemia e não deixe de se inscrever no canal da Cogepe no YouTube.