Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminários especiais debaterão saúde no G20 e na COP 28


12/12/2023

Por: Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Poucos dias após o Brasil assumir a presidência do G20 e um dia após a COP28, os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde se voltam para o tema da saúde neste cenário. Serão dois webinários, na quarta e quinta-feira (13 e 14/12), realizados pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz). O primeiro contará com a participação ao vivo do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. No segundo dia, haverá a leitura de um texto enviado pelo Papa Francisco sobre Laudate Deum. Outras lideranças nacionais, como das coordenações do T20 e do S20, e internacionais também trarão suas perspectivas para o debate, que acontecerá às 10h, com transmissão em português, inglês e espanhol.

 

“Doze dias após o Brasil assumir a presidência do G20, nós já estamos chamando uma audiência de diplomatas, profissionais de saúde e interessados em saúde global para discutir conosco o tema tão importante do G20. Afinal, o G20 é um grupo com as 20 maiores economias do mundo e haverá muito o que fazer ao longo de 2024”, comenta o coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss. 

Na quarta-feira (13/12), portanto, o webinário será sobre saúde no G20. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, fará comentários sobre a expectativa da OMS neste período, o que pode ajudar a configurar o próprio programa do Brasil, ou aperfeiçoá-lo.  A ministra Nísia Trindade trará as perspectivas da pasta, as prioridades e como irá se estruturar o trabalho ao longo da presidência brasileira do grupo. 

Além deles, farão parte duas coordenações da área de saúde na estruturas do G20: o Think Tank (T20),e o Science 20 (S20), que são, respectivamente, coordenados pela presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, e pela presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader. Elas explicarão como esses organismos de cooperação podem preparar os policy briefings, que são documentos com informações e sugestões que possam contribuir para o debate sobre políticas públicas. O diretor executivo do Instituto Pólis, Henrique Frota, também integra o painel, que será mediado por Paulo Buss.

Na quinta-feira (14/12), haverá o debate sobre a COP28 e o ineditismo de ter, pela primeira vez, o tema da saúde em pauta. Para falar sobre isso, a diretora do Departamento de saúde pública e ambiente da OMS, Maria Neira, participará do webinário. O diretor de clima e saúde da fundação de financiamento de pesquisa Wellcome Trust, Alan Dangour, e a diretora do Departamento de vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Agnes Soares, também integram o quadro de painelistas. 

Pela Fiocruz, participaram o coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030 (EFA 2030/ Fiocruz), Paulo Gadelha, e os pesquisadores Mauricio Barreto, que trará uma fala sobre o Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz) e as possibilidades que traz estudar efeitos do clima na saúde; e Luiz Augusto Galvão. A moderação será feita pela pesquisadora Danielly Guimarães. 

Quarta-feira

Em português:

 

Em inglês:

 

Em espanhol:

 

Quinta-feira

Em português:

 

Em inglês:

 

Em espanhol:

Voltar ao topoVoltar