Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário sobre projeto das UPPs avalia novos rumos para a política de segurança do Rio


03/12/2013

Compartilhar:

A pesquisa de georreferenciamento Saúde urbana: Homicídios no entorno de favelas do Rio analisou dados sobre a violência na cidade carioca. Para debater o tema, foi organizado o Seminário Projeto das Unidades de Polícia Pacificadora ou Como Transformá-la em Polícia de Proximidade, que ocorrerá nesta quarta-feira (4/12), às 9h, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj).

Na ocasiao, serão debatidos os novos rumos do projeto das UPPs, que já somam 36 unidades na capital e que, até 2014, serão 40, segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança.

O seminário contará com quatro mesas de discussão: O passado nos condena; O que é polícia de proximidade; Funções do comandante da UPP na favela e Outras instituições.

Realizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict/Fiocruz) em parceria com o Iesp/Uerj, a pesquisa constatou, entre outras questões, um avanço das milícias na Zona Oeste e expansão de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) da Zona Sul à Zona Norte e subúrbios da Leopoldina. Além disto, percebeu-se que uma ampla área ao longo da Avenida Brasil tem se tornado um campo de disputas entre grupos do tráfico que já estavam instalados na região e estas duas forças – UPPs e mílicias.
 

Serviço

Seminário: Projeto das Unidades de Polícia Pacificadora ou Como Transformá-la em Polícia de Proximidade
Data: 4/12
Horário: 9h às 17h
Local: Iesp
Rua da Matriz 82 - Botafogo, Rio de Janeiro
Saiba mais.

Voltar ao topoVoltar