Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário Laveran & Deane sobre Malária recebe inscrições


03/09/2013

Fonte: Instituto Oswaldo Cruz

Compartilhar:

Estão abertas até o dia 6 deste mês as inscrições para a 18ª edição do Seminário Laveran & Deane sobre Malária. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o evento será realizado entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, na Ilha de Itacuruçá, localizada na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e somente para estudantes de mestrado e doutorado que estejam desenvolvendo trabalhos de dissertação e tese na área de malária. Os candidatos selecionados terão as despesas de transporte e hospedagem custeadas pela organização do evento.

Organizado pelos pesquisadores do IOC Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária, e Maria de Fátima Ferreira da Cruz, do mesmo Laboratório, o objetivo do Seminário é promover o encontro entre estudantes de mestrado e doutorado de todo o Brasil, que realizem pesquisa em malária, com cientistas do IOC e de outras instituições nacionais e internacionais, a fim de discutir seus projetos e os resultados preliminares de seus estudos.

Os discentes apresentam os seus trabalhos, que são analisados em conjunto, e têm a oportunidade de assistir a apresentações de cientistas com larga experiência nas diversas áreas de estudo sobre a doença.

Seminário completa 18 anos

Criado em 1995, durante as comemorações do aniversário de 95 anos do IOC, o evento recebeu inicialmente o nome de Seminários do Instituto Oswaldo Cruz e foi dedicado à memória de Alphonse Laveran. O homenageado, cirurgião do exército francês, foi quem primeiro identificou e descreveu o parasito Plasmodium em 1880, durante uma missão na Algéria, na amostra de sangue de um paciente. Graças à descoberta, ele recebeu o Prêmio Nobel de Medicina de 1907.

Serviço

Seminário Laveran & Deane sobre Malária
Data: 30/9 a 4/10
Programação 
Local: Ilha de Itacuruça / Costa Verde do Rio de Janeiro
Saiba mais

Voltar ao topoVoltar