Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário internacional discute o uso de drogas psiquiátricas


30/10/2020

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/Ensp/Fiocruz) organiza, nos dias 5 e 6 de novembro, o 4º Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas. O evento, coordenado por Fernando Freitas e Paulo Amarante, contará com tradução simultânea e será totalmente online e gratuito, com transmissão ao vivo através de link que será divulgado em breve na página do evento no facebook. Durante o intervalos das mesa, serão apresentadas experiências de economia solidária e atrações musicais.

Serão dois dias de palestras, mesas-redondas, debates, e exibição do filme Medicando o Normal: Patologização em Tempos de Pandemia. Apenas os inscritos no evento receberão certificado. 

Após a abertura oficial do seminário, o Relator Especial das Nações Unidas em Direitos Humanos na Saúde Dainius Püras apresenta a conferência Em Tempos de Pandemia do Covid-19, a Necessidade de Mudança Global no Paradigma de Cuidado em Saúde Mental. O primeiro dia do evento conta ainda com a presença do jornalista estadunidense Robert Whitaker, autor de Anatomia de uma Epidemia, e do médico e pesquisador dinamarquês Peter Gotzche, um dos fundadores do Centro Cochrane de Copenhagen.  

No segundo dia há uma extensa programação, que começa às 9h com a exibição do filme Medicando o Normal. Combinando cinema-verdade e jornalismo investigativo, o documentário acompanha as histórias de cinco estadunidenses que foram prejudicados por medicamentos que eles acreditavam que os ajudariam. Por questões de direitos de exibição, o filme poderá ser apresentado para até mil espectadores. A ficha técnica e o link para o trailer do filme já podem ser conferidos na página Mad in Brasil, de notícias e artigos sobre desmedicalização em saúde mental, que tem Paulo Amarante como um dos organizadores.

O filme será seguido de debate com a participação da produtora e co-diretora Lynn Cunningham e de uma das participantes do filme, Angela Peacock. Ainda no dia 6, o seminário será também parte da programação do canal de TV 247, com a transmissão do debate Drogas Psicoativas: As Prescritas pela Medicina e as Ilícitas: por que a guerra contra as drogas ilícitas?, com os pesquisadores Fernando Freitas e Paulo Amarante, coordenadores do seminário. 

Movimentos Sociais, resistência, saúde mental e psiquiatria: enfrentamento da pandemia em países com grandes desigualdades sociais é o tema da mesa-redonda que traz os convidados internacionais José León Uzcatégui, da Venezuela, Alicia Stolkiner, da Argentina, e Vitor Lizama, do México.  

Confira abaixo a programação: 

Programação do evento

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar