Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário Internacional da Fiocruz aborda temas sobre esquistossomose


07/04/2021

Por Emerson Rocha | VPPCB

Compartilhar:

Com parceria da XVI International Symposium on Schistosomiasis, a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) fez a promoção do Seminário Pré-Simpósio do 16º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, no último dia 25 de fevereiro, através do canal oficial da Fiocruz, no YouTube. O evento contou com a palestra da Dra. Cinzia Cantacessi (foto) da University of Cambridge, com o título "More than a gut feeling? A first look into Schistosome-Microbiome interactions in animal models (and humans)".

A abertura da palestra contou com as participações do Vice-presidente da VPPCB, Rodrigo Correa, do Coordenador Nacional do Programa Translacional em Esquistossomose, Roberto Sena Rocha, e da Presidente do 16º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, Roberta Lima Caldeira. A moderação do evento teve a responsabilidade da Vice-presidente do 16º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, Marina de Moraes Mourão, que explicou a importância do Pré-Simpósio com a palestra da Dra. Cinzia Cantacessi.

“Inicialmente, gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste trabalho, que faz parte das atividades do 16º Simpósio Internacional de Esquistossomose. O Simpósio deveria ter sido realizado presencialmente no ano passado, mas devido a a pandemia, foi adiada. No entanto, as atividades relacionadas ao simpósio estão ocorrendo desde o ano passado, a fim de evitar uma lacuna científica. Começamos com o tema especial do 16º simpósio no Frontiers Jornal. Foram submetidos 41 artigos, 25 dos quais que já foram aceitos e os demais estão em avaliação por pares. Para 2021, as atividades do pré-simpósio estão programadas desde já, além da premiação de melhor tese e dissertação em esquistossomose".

As pessoas que assistiram a transmissão tiveram a oportunidade de receber um certificado. Bastava comparecer a pelo menos 4 das 6 atividades pré-simpósio e preencher o formulário Google disponível durante a palestra. A expectativa é que a edição presencial seja realizada em 2022, em Ouro Preto, Minas Gerais, no mês de agosto. A data será divulgada em breve.

Voltar ao topoVoltar