Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário discutiu importância da terapia nutricional no ambiente hospitalar


11/11/2014

Por: Carolina Landi/INI

Compartilhar:

Um paciente desnutrido possui até três vezes mais chances de ter complicações, maior taxa de re-internação e piora na sua função imunológica. A informação, embasada na literatura científica da área, nos dá uma ideia da importância do serviço de nutrição no ambiente hospitalar. Para apresentar e discutir o tema, o INI/Fiocruz promoveu, no dia 7/11, o 4º Seminário de Terapia Nutricional.

Vice-Diretor de Serviços Clínicos, José Cerbino destacou as atividades que o Serviço de Nutrição vem desenvolvendo no Instituto, servindo de “exemplo para outras iniciativas”. “O trabalho realizado pelo Serviço tem foco na inovação e senso de oportunidade dos temas em relação às doenças infecciosas”.

A chefe do Serviço de Nutrição, Cristiane Almeida, apresentou o trabalho da área no INI. O Instituto realiza terapia nutricional ambulatorial, domiciliar e na internação. “Fazemos avaliação, orientação e plano alimentar individualizado, sempre com o objetivo de melhorar a adesão e eficácia do tratamento prescrito”, informa Cristiane, que também falou sobre os indicadores de qualidade do serviço. Nesse processo, o serviço é avaliado durante a internação do paciente nas primeiras 24 horas, depois de dez dias e na alta. Além destes indicadores sobre o estado nutricional do paciente, também é feito o controle de conformidade das refeições fornecidas no período.

A nutricionista também mostrou o perfil dos pacientes avaliados na internação. Cerca de 60% por complicações relativas ao HIV/Aids e 17%, decorrentes da Doença de Chagas. O índice de desnutrição grave é de 11% entre os pacientes que chegam para a internação. “A desnutrição tem consequências ruins na internação. Há três vezes mais chances de evoluir para uma complicação no quadro do paciente, podendo até evoluir para o óbito. A terapia nutricional ajuda a reverter esse quadro”.

O evento, organizado pelo Serviço de Nutrição do INI, contou ainda com as apresentações das nutricionistas Juliana Lauar Gonçalves, mestre em Ciência de Alimentos e doutora em Imunologia aplicada à Nutrição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Cristiane de Oliveira Cravo, mestre em Fisiopatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, que palestraram sobre função imunológica e nutrição.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar