Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Seminário discute saúde animal, humana e ambiental (23/10)

Pata de um cachorro em cima da mão de uma pessoa

16/10/2018

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

O próximo seminário do Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) tratará do tema saúde única, que representa a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental. A atividade será realizada no dia 23/10, terça-feira, às 9h, na Biblioteca de Manguinhos.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a medicina veterinária, a medicina humana e a atuação dos serviços de saúde pública. A saúde única, conhecida internacionalmente pelo termo one health, vem se tornando, portanto, uma meta da saúde global contemporânea.

“Temos cada vez mais que entender que as doenças ou agravos em pessoas ou animais, de forma ampla, estão conectados com o meio-ambiente, com a sanidade e saúde animal e pessoas, por isso, a colaboração interdisciplinar está no centro do conceito de One Health”, explica Paulo Abílio Varela Lisboa, coordenador substituto do Centro de Estudos do Icict.

A programação terá a participação de profissionais e pesquisadores, como Rômulo Spinelli, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, e Douglas Mcintosh, pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que irá apresentar o conceito de saúde única, e Isabele da Costa Ângelo (UFFRJ), que aborda a relação da veterinária e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Em seguida, haverá um painel com outros temas, como fauna urbana como sentinela em saúde pública (Alexander Welker Biondo, da UFPR), o impacto da fauna exótica na saúde única (Louise Nicolle Bach Kmetiuk, da UFPR), e uma apresentação do aplicativo de coleta de dados para leishmaniose, com Paulo Abílio. A sessão terá mediação de Alfredo Jabor (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Também haverá apresentação do projeto de proteção animal Focinhos do Castelo. “Desta forma, através do Centro de Estudos, o Icict vem contribuir para trazer cada vez mais e mais informações sobre este conceito e sobre seus desafios e perspectivas”, afirma Paulo Abílio.

A atividade é gratuita, sendo necessário realizar inscrição por meio do site do Icict. Certificados de participação serão emitidos somente mediante o cadastro no site. Também haverá transmissão online, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora.

Seminário do Centro de Estudos do Icict: Saúde única – OneHealth
Data: 23/10 (terça)
Horário: 9h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (Icict – Pavilhão Haity Moussatché)
Inscrições: http://eventos.icict.fiocruz.br
Transmissão online no Youtube e na página inicial do Portal Fiocruz

Voltar ao topoVoltar