Início do conteúdo

Seminário discute recursos educacionais abertos em 7 e 8 deste mês


07/04/2015

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

A Fiocruz e o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) promovem, nos dias 7 e 8 deste mês, o Seminário Recursos Educacionais: desafios e perspectivas para a educação aberta. O encontro ocorre no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), no Campus de Manguinhos. O objetivo é discutir aspectos teóricos e práticos do processo de produção e publicação de recursos educacionais. Também serão abordados os conceitos e diretrizes comuns das Políticas de Acesso Aberto da Fiocruz e da UNA-SUS, considerando-se aspectos como direitos autorais e especificações tecnológicas e educacionais.

Desde 2014, a Fiocruz e a UNA-SUS desenvolvem uma parceria para a implantação, de forma independente, de um sistema de produção e publicação em acesso aberto de Recursos Educacionais Abertos (REA) voltados para a promoção da saúde. A iniciativa é uma alternativa significativa para a ampliação do conhecimento e inovação tecnológico-educacional. 

Programação

Na parte da manhã, o seminário é aberto ao público e contará com especialistas que falarão sobre temas como a produção, gestão e publicação de recursos educacionais; os desafios e perspectivas para a área; produção colaborativa e uso compartilhado na educação; e a propriedade intelectual e direito da tecnologia da informação.

Já na parte da tarde, profissionais da Fiocruz e a da UNA-SUS participarão de oficinas fechadas, com abordagem no uso de tecnologias para a produção de REA e a construção de diretrizes comuns para a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento das duas instituições.

Veja a programação.

Assista a transmissão ao vivo.

Voltar ao topoVoltar