Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário discute pesquisa e inovação responsável


30/10/2019

Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)*

Compartilhar:

Educação, acesso aberto, ética, engajamento social e igualdade de gênero. Estes são os princípios da ‘Pesquisa e Inovação Responsável’, uma nova abordagem que visa reforçar a interação entre a ciência e a sociedade. Conhecida pela sigla RRI, em referência à expressão em inglês Responsible Research and Innovation, a abordagem está no centro de um projeto internacional, o Starbios2, com participação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e será discutida em um seminário no dia 4 de novembro. As inscrições podem ser realizadas através do Campus Virtual da Fiocruz até 3/11. Podem participar estudantes de pós-graduação e pesquisadores.

Entre outras atividades, o seminário contará com palestra da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado, que discutirá a presença do conceito de Pesquisa e Inovação Responsável na instituição. Dois princípios-chaves da RRI – equidade de gênero e engajamento social – serão debatidos em mesas-redondas.

O evento terá ainda apresentação do projeto Structural Transformation to Attain Responsible Biosciences (Starbios2) (em tradução livre: Transformação Estrutural para Alcançar Ciências Biológicas Responsáveis), que visa desenvolver e aplicar planos para disseminação dos conceitos da RRI em instituições de pesquisa da Europa, Brasil, África do Sul e Estados Unidos. O escopo internacional da iniciativa será apresentado pela pesquisadora Claudia Colonnello, do Laboratório de Ciências da Cidadania, de Roma, na Itália. Já as atividades desenvolvidas no Brasil serão discutidas pelo pesquisador Luiz Carlos Junior Alcantara, do Laboratório de Flavivírus do IOC e coordenador do projeto no país, e pelas pesquisadoras Marta Giovanetti, do mesmo Laboratório, e Fernanda Khouri Barreto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que integram a equipe da pesquisa.

O seminário Transformações Estruturais para uma Pesquisa Responsável e com Inovação será realizado das 8h30 às 16h50, no Auditório Térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), no campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro (Av. Brasil 4.365). A atividade é organizada pelo IOC em parceria com VPEIC, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para saber mais sobre o evento e conferir a programação, acesse o Campus Virtual da Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar