Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debate ‘Panorama social, Agenda 2030 e saúde na América Latina e Caribe’


04/04/2022

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Para discutir assuntos relativos ao Panorama social, Agenda Global 2030 e saúde na América Latina e Caribe (ALC), especialistas internacionais se reunirão, nesta quarta-feira (6/4), às 10h, em mais uma edição dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/ Fiocruz). No webinar, os palestrantes irão debater os desafios e avanços da Agenda 2030, levando em consideração os resultados do quinto fórum dos países da região sobre o desenvolvimento sustentável que ocorreu na Costa Rica. 

A pesquisadora e assessora do Cris/Fiocruz Miryam Minayo, que mediará o seminário, acrescenta que o evento “também será importante para trazer um panorama das perspectivas e desafios econômicos, sociais e sanitários para a região no contexto atual e pós pandêmico”. Ao lado dela na mediação, estará o também pesquisador e assessor do Cris/Fiocruz Sebastian Tobar.  

Entre os participantes estão o diretor da Divisão de Desenvolvimento Econômico da Cepal, Daniel Titelman, que trará o panorama econômico da região e os desafios a serem enfrentados tendo como ponto de partida o documento recém-lançado pela Cepal, chamado “Uma década de ação para uma mudança de era”, que trata dos progressos e desafios da Agenda 2030 na ALC.

Alberto Arenas, diretor da Divisão de Desenvolvimento Social da Cepal, também participará como palestrante e falará sobre o panorama social da região e seus desafios, tendo em vista que a ALC foi uma das regiões mais afetada pela pandemia, tanto do ponto de vista sanitário, quanto econômico e social. A apresentação de Arenas levará em consideração ainda outro documento da Cepal, o Panorama Social da América Latina 2021. 

Já o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, abordará as tendências e desafios na área da saúde e de serviços de saúde na ALC. “Esperamos que ele apresente a situação demográfica e epidemiológica no pós-pandemia, assim como a situação dos sistemas de saúde e sua recuperação, incluindo a produção local de vacinas”, conclui Minayo.

O seminário Panorama social, Agenda 2030, e Saúde na América Latina e Caribe será transmitido em português, inglês e espanhol.

Em português:

Em inglês: 

Em espanhol: 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar