Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debate direitos humanos e fortalecimento da cidadania (16/4)

Canal de Manguinhos

11/04/2018

Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

Compartilhar:

Ambientes mais democráticos, justos e saudáveis têm sido o foco das lutas e debates de líderes ativistas, educadores e pesquisadores. Na busca por reduzir as desigualdades, são cada vez mais necessários espaços de troca e de reflexão que promovam o trabalho em colaboração e a discussão sobre as necessidades da sociedade e as políticas públicas.

Com o objetivo de criar mais fóruns de diálogo e contribuir para uma sociedade equânime e sustentável, o Museu da Vida e a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz realizam, no dia 16 de abril, das 8:30h às 16h, o seminário Direitos Sitiados: Interfaces entre Educação, Saúde e Divulgação Científica.

O evento reúne ativistas sociais, educadores e divulgadores da ciência para discutir sobre temas de grande importância para a nossa sociedade, entre eles as iniquidades socioambientais, o acesso universal à água e a liberdade de expressão.

O seminário começa com o teaser do documentário É rio ou valão? (veja abaixo). Produzido pelo VídeoSaúde/Fiocruz e por jovens estudantes da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro, a obra trata dos usos e acessos de recursos hídricos em territórios vulnerabilizados. Após a mesa de abertura, ocorre a mesa-redonda Desafios da educação ambiental na luta pelas águas, seguida de debate.

A tarde começa com apresentação da esquete teatral É o fim da picada, uma produção do Museu da Vida, em que o humor e o improviso são utilizados para abordar temas relacionados às doenças dengue, zika e chikungunya. Em seguida, acontece a mesa-redonda Liberdade e exposição: Escolas, Museus e Democracia, com debate junto ao público.

Direitos Sitiados: Interfaces entre Educação, Saúde e Divulgação Científica busca engajar estudantes, professores, líderes comunitários, divulgadores da ciência e pesquisadores na discussão sobre a garantia de direitos e da democracia. O evento – aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia – acontece no dia 16 de abril, das 8h30 às 16h, no Auditório do Museu da Vida, na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz). Haverá entrega de certificados.

Confira, abaixo, a programação do seminário:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar