Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário da Biblioteca Virtual do Pensamento Social acontece dias 26 e 27/3

Desenho de duas faces

20/03/2019

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Voltada a registrar a produção intelectual sobre o pensamento social no Brasil e na América Latina, a Biblioteca Virtual Pensamento Social (BVPS), iniciativa que agrega diversos pesquisadores e instituições acadêmicas, promove neste mês de março o 5º Seminário BVPS: Pensamento social e o desafio das metodologias informacionais.

Dividido em dois dias, 26 e 27/03, o evento acontece na Fundação Oswaldo Cruz e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), visando divulgar e ampliar o acesso e a circulação da produção científica sobre esse tema. “Um dos objetivos é propor uma discussão sobre o trabalho integrado entre a área de informação e a área especializada do tema Pensamento Social, em que podemos identificar pesquisadores, sua produção, a visualização desses dados e como eles vem sendo produzidos, disponibilizados, acessados e consumidos”, explica Luciana Danielli, coordenadora da Biblioteca Virtual em Saúde da Fiocruz (BVS/Fiocruz) e integrante do grupo organizador da atividade.

A BVPS surgiu a partir do grupo de pesquisa sobre Pensamento Social junto ao Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa (CNPq), envolvendo uma série de instituições que produzem conhecimento sobre o tema. A partir de 2013, o Icict passou a integrar o trabalho, juntamente com a Casa de Oswaldo Cruz e instituições parceiras.

O primeiro dia de atividades será realizado na Sala Multimídia do Icict, localizada no prédio da Biblioteca de Manguinhos, no campus Fiocruz, com mesas sobre produção e circulação do conhecimento, humanidades digitais, dados abertos e ciência aberta, dentre outros (vide programação abaixo).

No segundo dia, os encontros acontecem no auditório do IFCS/UFRJ, onde serão abordados temas como a pesquisa em pensamento social e suas perspectivas e cartografias da área do pensamento social. O evento é aberto ao público.

Serviço

5º Seminário BVPS: Pensamento social e o desafio das metodologias informacionais
Terça-feira, 26/03 – Sala Multimídia do Icict/Fiocruz

(Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ)
Horário: 10h
Quarta-feira, 27/03 – Auditório do IFCS/UFRJ
(Largo de São Francisco de Paula, 1 – Centro – Rio de Janeiro/RJ)
Horário: 10h
Inscrições: http://eventos.icict.fiocruz.br
(Certificados de participação serão emitidos mediante cadastro no site e presença nos dois dias de atividades)

Programação do evento
 

Voltar ao topoVoltar