Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz tem atividades ligadas a Mulheres e Meninas na Ciência


01/10/2021

Simone Kabarite

Compartilhar:

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021 na Fiocruz tem destaques relacionados aos temas das mulheres na ciência. Entre os dias 4 e 8 de outubro, o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” estará no centro do debate das atividades que envolvem as várias unidades da Fiocruz. Confira abaixo os destaques ligados a mulheres na ciência.

. Dia 6/10

Horário: 15h30

Pesquisadoras da Fiocruz MS e Fiocruz RO e participantes do projeto Mais Meninas na Fiocruz realizam um papo virtual acerca da experiência vivenciada no Programa Mulheres e Meninas na Ciência, Chamada interna “Mais Meninas na Fiocruz”. Com Eduardo de Castro Ferreira, Alexsandra Rodrigues de Mendonça Favacho, Gláucia Elisete Barbosa Marcon, Joelma Marilza Leite. Atividade realizada em colaboração com Fiocruz Rondônia.

. Dia 7/10

Horário: 10h

Histórias para Inspirar Futuras Cientistas: contação de histórias e bate-papo com autoras.O livro 'Histórias para inspirar futuras cientistas' (Edições Livres/Icict) narra a trajetória de treze mulheres que deram contribuições extraordinárias à ciência brasileira. Da matemática à nutrição, da produção de vacinas à vigilância sanitária. Neste encontro, as Contadoras de história do Museu da Vida farão a leitura de algumas das narrativas, a partir das escolhas do público. E as autoras Juliana Krapp e Mel Bonfim vão abordar como foi a produção do livro. Atividade realizada em colaboração com Museu da Vida.

Horário: 11h

As influenciadoras mirins da ciência, Catarina Xavier do canal CatMat, e Mariana Pena de No Mundo de Mari, conversam sobre o futuro nas ciências com a jornalista do Museu da Vida, Renata Fontanetto

. Dia 8

Horário: 11h

No âmbito do projeto meninas na ciência, um debate para discutir como produzir ciência para enfrentar as desigualdades de gênero e raça.  Com Luciana Pereira Lindenmeyer/ Fiocruz Ceará.

Horário: 15h

Jogo sobre mulheres na ciência é destaque no Boletim Ciência do Canal SaúdeNo Rastro de Merit: Um jogo sobre as mulheres na ciência. Transmissão pelo Canal Saúde

Confira a programação completa 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar