06/02/2017
Por: Isis Breves (Proqualis / Fiocruz)
Repensar ideias diante de dificuldades enfrentadas para a melhoria da segurança no cuidado de saúde e contribuir com novas estratégias e intervenções, esses são os objetivos do livro Cuidado de Saúde mais Seguro: estratégias para o cotidiano do cuidado, publicação do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) do Icict/Fiocruz, nos formatos EPUB e PDF. A versão em língua portuguesa foi traduzida por Diego Alfaro e Ana Ribeiro Olson com revisão técnica realizada por Claudia Travassos, editora das “Publicações Proqualis” e pesquisadora titular aposentada do Laboratório de Informações em Saúde – Lis Icict/Fiocruz e Camila Lajolo, assessora técnica científica do Proqualis.
"O livro é uma tradução da versão original, lançada no início de 2016, de Charles Vincent e René Amalberti, autores renomados na área da segurança do paciente, publicado em inglês com acesso aberto pela editora Springer. O Proqualis tomou a iniciativa de produzir a versão em português por aceitar sua importância para a atualização e renovação das políticas e práticas de segurança do paciente em nosso país. Os autores partem do reconhecimento que os avanços obtidos na segurança no paciente foram aquém do esperado, e do fato de que o cuidado de saúde está em constante mudança, o que implica o surgimento de novos riscos para os pacientes. O texto destaca-se por apresentar novas ideias para o cuidado de saúde seguro, a partir de estratégias que têm como foco a trajetória do paciente, englobando o cuidado domiciliar, e não mais a partir de um único ponto do cuidado. É um livro voltado para o cotidiano das práticas de saúde, que identifica e propõe distintas estratégias para riscos e perigos diferenciados. Apresenta novas abordagens para adequar as práticas de segurança às evidências científicas e às características do cuidado. Não reconhece uma única solução na gestão do risco para todos os modelos de cuidado. Contribui assim com novas perspectivas para pensar e implementar práticas de segurança do paciente”, explica Claudia Travassos.
O livro é composto por 12 capítulos que contemplam soluções para os desafios a serem enfrentados na melhoria da segurança no cuidado de saúde numa nova visão de segurança, necessariamente centrada no paciente e em seu ambiente. Nos últimos capítulos os autores reúnem num compêndio as estratégias e intervenções de segurança discutidas no livro. Sua leitura certamente irá enriquecer o debate, ampliar o escopo e influenciar mudanças nos sistemas de saúde e nas práticas de profissionais e cuidadores de saúde nos anos vindouros.
Acesse o livro Cuidado de Saúde mais seguro: estratégias para o cotidiano do cuidado gratuitamente pelo Portal Proqualis. Em breve, será divulgado no Portal Proqualis o link do webinar com os autores Charles Vincent & René Amalberti em janeiro de 2017.
Mais em outros sítios da Fiocruz