Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Secretário de Vigilância em Saúde conhece instalações da Fiocruz em Manguinhos


21/08/2020

Gabriella Ponte (Bio-Manguinhos) e Guilherme Costa (WMP)

Compartilhar:

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, visitou, no dia 14 de agosto, as instalações do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e do World Mosquito Program no Campus Manguinhos e no Prédio da Expansão, respectivamente. A diretora de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Camile Sachetti, e o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, George Divério, também participaram da visita, acompanhados do vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira.

Medeiros destacou a atuação da Fiocruz no treinamento dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), no processamento das amostras e no apoio da Fundação nas questões emergenciais de combate à Covid-19. Em Bio-Manguinhos, a comitiva esteve no Centro de Processamento Final (CPFI) e no Centro Henrique Penna (CHP). 

“O Programa Nacional de Imunizações não pode parar e nós contamos com Bio-Manguinhos não apenas para a produção da vacina da Covid-19, mas também para a manutenção das demais vacinas. O Ministério deseja aumentar as coberturas vacinais, que caíram nos últimos anos. Temos que aproveitar o momento em que todos se interessam pela vacina da Covid-19 para reforçar a importância da imunização”, afirmou Arnaldo.

Wolbachia

Após uma atualização sobre os avanços na implementação do Método Wolbachia no país, a comitiva conheceu os processos de produção e discutiu a expansão da iniciativa em novas cidades brasileiras. Atualmente, além de Rio de Janeiro e Niterói (RJ), o Método Wolbachia está sendo implementado em Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Petrolina (PE). Dados preliminares do projeto já apontam redução nos casos de dengue e chikungunya nas cidades que contam com o programa.

* Foto: Gabriella Ponte (Bio-Manguinhos)

Voltar ao topoVoltar