Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde urbana e sustentabilidade em debate na Ensp, nesta quinta (18/6)


17/06/2015

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Saúde Urbana: uma vida melhor nas cidades será o tema do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental Debate (DSSA Debate) desta quinta-feira (18/6), em mais uma iniciativa promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) para celebrar o mês do meio ambiente. O encontro, marcado às 9h, na sala 410 da Ensp, receberá o jornalista Agostinho Vieira, criador do blog Economia Verde no site do jornal O Globo, e a pesquisadora do departamento de Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Lúcia Capanema. Os palestrantes destacarão os fatores que influenciam a saúde urbana, os principais desafios da sustentabilidade no Brasil e no mundo, a forma como afetam a saúde e o tratamento dado pela imprensa ao tema, além dos diferentes discursos sobre a cidade saudável. O DSSA Debate será coordenado pelo jornalista Filipe Leonel, da Coordenação de Comunicação Institucional da Ensp, e terá a pesquisadora Simone Cynamon (DSSA) como debatedora.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a urbanização é uma das principais tendências mundiais do século 21 que tem um impacto significativo na saúde. A estimativa da OMS é que até 2050 mais de 70% da população mundial viva nas cidades, o que trará forte interferência na governança urbana, nas características da população, no ambiente natural e construído, além dos serviços de gestão de emergência de saúde, segurança alimentar, dentre outros. “Tendo em vista todas as implicações advindas da saúde urbana, temos noção que a informação e a comunicação não podem ter papel coadjuvante nessa questão. Eles devem assumir papel central nessa questão e pretendemos direcionar nosso debate para esse campo”, frisou a debatedora do evento.

A apresentação da pesquisadora Lúcia Capanema terá participação dos alunos Cássia Rodrigues Silva, que falará sobre Uma matriz de sustentabilidade sistêmica para instituições e Frederico Damásio, que abordará a Legitimação das intervenções urbanas através da mídia. “Pretendemos discutir, de fato, qual é o papel da comunicação para uma vida melhor nas cidades e contribuir para ampliação desse debate na academia”, afirmou o coordenador da mesa.

Serviço:

Saúde Urbana: uma vida melhor nas cidades
Dia: 18/6
Horário: 9 horas
Local: Sala 410 / 4º andar do prédio da ENSP
Endereço: Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Manguinhos
Entrada franca

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar