Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde Indígena na Plataforma VideoSaúde


30/01/2023

VideoSaúde Distribuidora (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Confira página especial na Plataforma VideoSaúde da Fiocruz sobre o tema:

Clique na imagem para acessar. 

 

Amazônia sem garimpo

Na animação Amazônia sem garimpo, os impactos do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia são o destaque da trama. Foi realizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A animação conta com narração em duas línguas indígenas - Yanomami e Munduruku, além do português. As narrações foram feitas pelas próprias populações indígenas e o roteiro desenvolvido coletivamente entre produtores audiovisuais, pesquisadores e os povos retratados.

 

O índio cor de rosa contra a fera invisível

O documentário O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels (2019), de Tiago Carvalho, conquistou três prêmios no renomado Festival Biarritz Amérique Latine: o de melhor documentário escolhido pelo público, uma menção honrosa do júri e o prêmio do Instituto de Altos Estudos Latino-americanos de Paris. Além disso, foi eleito melhor filme da mostra competitiva ibero-americana do Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires, o Fidba. 

 

Vozes Indígenas na Produção do Conhecimento

Vozes Indígenas na Produção do Conhecimento é fruto de um diálogo entre intelectuais indígenas de vários povos de diversas regiões do país e pesquisadores do campo da saúde dos povos indígenas, ligados à Ensp/Fiocruz. A iniciativa busca dar visibilidade ao conhecimento produzido por pesquisadoras e pesquisadores indígenas, envolvê-los nos eventos tecnocientíficos, estimular trabalhos conjuntos e a circulação dos debates.

Voltar ao topoVoltar