Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

27/09/2013

'Saúde em Pauta' pergunta: você é a favor da internação compulsória para dependentes químicos?


O blog Saúde em Pauta traz um novo tema para debate. Com a pergunta Você é a favor da internação compulsória para dependentes químicos?, o espaço on-line põe em discussão o recente estudo Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil. Na pesquisa, publicada pelos Ministérios da Justiça e da Saúde, foi verificado que 78,9% dos usuários da droga desejam se tratar.

A ideia do blog é reunir opiniões de pesquisadores, profissionais de saúde, alunos e visitantes no debate, por meio de comentários e sugestões sobre o tema.

Os dados apresentados no estudo resultaram em artigo redigido pelo coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (Laps/Ensp/Fiocruz) e pesquisador da Escola, Paulo Amarante, para o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes). No texto, Amarante destaca a necessidade da "luta contra o PL 7.663/10 (37/13 no Senado) contra as internações compulsórias e a mercantilização da questão da dependência química pelas ditas 'comunidades terapêuticas' e clínicas de tratamento em regime de isolamento involuntário" e afirma que a melhor solução é o estabelecimento de uma rede efetiva de assistência, tais como Caps, Caps-AD, Consultórios na Rua, Saúde da Família, Cras e Creas (Centros de Referência de Assistência Social e Centros Especializados), para ajudar os usuários de drogas.

Leia mais no Informe Ensp.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar