Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde do Trabalhador: Ergonomia da Fiocruz celebra 20 anos de atividade


07/10/2021

Ascom/Cogepe (Programa Fiocruz Saudável)

Compartilhar:

Neste ano, o serviço de ergonomia da Fiocruz completa 20 anos de atividade. A iniciativa foi idealizada pelo servidor Renato José Bonfatti, atualmente pesquisador do Cesteh/Ensp, que à época atuava nas ações em perícia do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST). Implantado em 2001, motivado pelo número crescente de afastamentos dos trabalhadores por patologias relacionadas aos acometimentos do sistema musculoesquelético, o serviço se estabeleceu como uma ação estratégica para atender à crescente demanda de realização de avaliações ergonômicas no âmbito institucional. Visando, portanto, fomentar a melhoria das condições de trabalho de forma contínua, por meio da promoção da reflexão coletiva sobre as condições de trabalho. Ao longo desses 20 anos, profissionais de diferentes formações acadêmicas fizeram parte da equipe de ergonomia, somando para o desenvolvimento das ações em saúde do trabalhador na Fiocruz.

Segundo Renata Mendes, líder do serviço de ergonomia do Núcleo de Ambiências e Ergonomia (NAE/CST), foi após a apresentação da proposta do serviço ao Conselho Gestor do Programa Fiocruz Saudável, em 2001, que a ergonomia deixou de ser uma ideia e passou a ser uma atividade, que visa instituir uma cultura na Fiocruz, apresentando como premissas fundamentais, o compromisso da instituição em oferecer condições políticas e estruturais necessárias ao desenvolvimento da atividade e o envolvimento voluntário dos trabalhadores. “Em 2001, seguindo as diretrizes do Fiocruz Saudável, as ações de ergonomia na Fiocruz passaram a ser incorporadas no escopo das atribuições do Nust, mas somente em 2007, incentivado pelo processo da Gestão da Qualidade, a equipe de ergonomia passa a integrar o organograma funcional da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe). E em 2019, diante da necessidade gerencial de reestruturação organizacional da CST, a equipe de ergonomia se uniu à equipe de ambiências, criando o Núcleo de Ambiências e Ergonomia (NAE/CST)”, explica.

As ações de ergonomia são desenvolvidas na Fiocruz, em nível micro e macro, convidando os trabalhadores a participarem da construção das transformações do trabalho, promovendo interlocuções transversais no campo da saúde do trabalhador, oferecendo subsídios e participando da construção de políticas institucionais, sempre colocando o trabalhador no centro dos processos e das relações de trabalho e saúde. “As experiências, conquistas e avanços alcançados no desenvolvimento das ações de ergonomia na instituição, são norteadas pela visão que a equipe tem para se tornar um serviço de referência, gerando tecnologia em ergonomia para a instituição, bem como para os serviços públicos em geral”, salientou Simone Ricart, ergonomista da equipe do NAE.

Desafios ao longo do caminho

Em 20 anos de serviço prestado, a equipe de ergonomia se encontra, constantemente, diante de desafios para a elaboração de novas ações. Foi assim que o Programa de Ergonomia (Proergo) foi desenvolvido, proposto e implementado em 2010, como uma estratégia que intervisse numa gama maior de processos de trabalho geradores de demandas em ergonomia. Além disso, a equipe desenvolveu os guias de ergonomia, frutos de uma iniciativa idealizada e proposta pela equipe ao Programa Fiocruz Saudável, por meio do Projeto de Padronização do Mobiliário, em 2014.  Foram produzidos dois volumes, o primeiro destinado a fornecer orientações gerais e de requisitos mínimos necessários para aquisição de mobiliário adequado para posto de trabalho com computador e o segundo para orientar os trabalhadores quanto aos ajustes necessários para adequação do mobiliário também em posto de trabalho com computador. O material é voltado não só às equipes de compras, mas também aos trabalhadores de uma forma geral, além disso, a equipe de ergonomia oferece a realização de oficinas sobre os guias. Futuramente, serão lançados mais dois materiais educativos, estes voltados para aquisição de mobiliário e orientações gerais para os ambientes de laboratório.

Em 2020, diante da emergência sanitária instaurada pela pandemia da Covid-19, a equipe de ergonomia, se viu diante de mais um desafio: elaborar uma proposta de ação que cuidasse dos trabalhadores que, a partir daquele momento, passaram a desenvolver suas atividades de trabalho na modalidade home office. Assim, surge a ação Saúde do Trabalhador e Ergonomia em Home Office (Sterh), com o objetivo de fomentar a criação de estratégias individuais, coletivas e institucionais para promoção da saúde dos trabalhadores. “Esta ação atende os trabalhadores em home office, estejam eles de forma integral ou parcial, e busca fomentar uma reflexão acerca das condições de trabalho, identificando questões da relação saúde e trabalho em home office e subsidiá-los, bem como aos gestores, com informações acerca das adequações necessárias”, enfatiza Aline Azambuja, ergonomista da equipe de ergonomia.

Para Suzana Lugão, ergonomista do NAE, todas as iniciativas idealizadas pela ergonomia da Fiocruz foram elaboradas, permitindo desenvolver sempre um trabalho alinhado com as premissas do campo da saúde do trabalhador e da ergonomia da atividade.  “A implementação e o monitoramento de todas as ações, ao longo desses 20 anos, respeitaram e continuarão respeitando o propósito da equipe, de estar sempre atenta à saúde de todos os trabalhadores da instituição, independentemente do vínculo, e o cuidado voltado para promover as melhorias dos ambientes e processos de trabalho nos quais a força de trabalho está inserida”, conclui.

Segundo as profissionais que atualmente atuam na área, ao longo de 20 anos, profissionais multidisciplinares fizeram parte da equipe de ergonomia, agregando no desenvolvimento de ações em saúde do trabalhador na Fiocruz. Foram eles: Renato José Bonfatti, Denise Motta, Ana Maria Bordalo, Waldney Menezes, Ana Paula Natividade, Renata Neto e Carolina Olyntho. Atualmente a equipe é constituída por: Renata Mendes, Simone Ricart, Suzana Lugão e Aline de Azambuja.

Serviço

Para mais informações sobre o Proergo, clique aqui.

Para acessar os Guias de Ergonomia, clique aqui.

Para mais informações sobre a ação Saúde do Trabalhador e Ergonomia em Home Office (STERH), clique aqui.

 

Voltar ao topoVoltar