Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde ambiental e urbana para crianças e uso de tecnologias sociais são temas de lives


09/12/2020

Elisandra Galvão (Fiocruz Mata Atlântica)

Compartilhar:

Os profissionais da Fiocruz  Mata Atlântica (FMA) participam da Feira Soluções para a Saúde 2020, que se integra à Feira do Conhecimento, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará. O evento ocorre de 9 a 11 de dezembro em espaços virtuais. No primeiro dia (9/12), eles compartilham suas experiências no campo da divulgação científica e comunicação popular na live Cartilha audiovisual de saneamento, que aconteceu nesta quarta, às 13h, em formato de roda de conversa.

Na primeira live houve o pré-lançamento do episódio da Cartilha sobre saneamento urbano e ambiental. Participam do projeto da Cartilha Marcos Jorge, Elaine Imenes e Leila Martins; e, como consultores, Elisandra Galvão e Lin Lima. O grupo apresentou a metodologia para desenvolver o material e as estratégias para promover a educação em saneamento por meio da linguagem da comunicação popular e contribuir para desenvolver um território saudável, tendo as melhorias sanitárias como ponto central.

A segunda roda de conversa, Saúde urbana e ambiental para crianças: a experiência do Clubinho da Mata – Fiocruz Mata Atlântica, é realizada às 19h05.  Este encontro é mediado por Gilson Antunes, coordenador executivo da FMA, e terá as participações de Flavia Passos Soares, Robson Patrocínio, Carmen Beatriz Silveira, Paulo Monteiro, Helena Medrado, Samuel Pereira da Silva, Juliana Mais e Lin Lima. O grupo conversará sobre as oficinas de educação não formal realizadas, desde 2016, pela equipe multidisciplinar do Clubinho da Mata. As atividades compõem um conjunto de ações integradas voltadas para a promoção da saúde no território.

Na parte das mostras da feira, num dos estandes virtuais, mais três profissionais da FMA compartilham informações e explicam a tecnologia social Sistemas alagados construídos: saneamento não convencional participativo para situações de vulnerabilidade socioambiental.

Para assistir as lives da feira e visitar os estandes virtuais é preciso se inscrever em: https://app.virtualieventos.com.br/feiradoconhecimento/inscricao.

 

 

 

 

 

 

Voltar ao topoVoltar