Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sala de Convidados fala sobre suicídio (27/9)


26/09/2016

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Está chegando ao final o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A campanha mundial reuniu diversas instituições, entre elas, a Fundação Oswaldo Cruz, que iluminou seu prédio de amarelo para provocar a discussão sobre o tema. A ideia é, ao contrário do que dizia o senso comum até pouco tempo, conversar sobre o assunto como meio para aumentar o grau de conscientização da população e reduzir os números desse problema de saúde pública.

Só no Brasil, 32 pessoas por dia tiram a própria vida. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um suicídio acontece a cada 40 segundos. Por isso, o Sala de Convidados desta semana propõe: Vamos falar sobre Suicídio?. O programa vai ao ar, ao vivo, às 11h, nesta terça-feira (27/9), no Canal Saúde.

O Sala de Convidados vai apresentar as estatísticas e discutir o tema a fundo, com o objetivo de esclarecer questões relacionadas ao suicídio e ajudar no esforço de prevenção. Quais os sinais que uma pessoa dá quando está em risco, como ajudar e a que instituições se pode recorrer para buscar apoio são algumas das questões de que o programa vai tratar.

Os convidados são a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Patrícia Fanteza; a professora associada do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Maria Luiza Heilborn; e o psiquiatra e psicanalista, coordenador do Grupo de Pesquisa em Prevenção ao Suicídio – PesqueSUI e professor e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Carlos Estellita-Lins.

Sobre o Sala de Convidados
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas factuais relacionados às políticas públicas na área da saúde. 

Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar