Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sala de Convidados fala sobre 'Família e Doação de Órgãos' na terça (7/10)


02/10/2014

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi celebrado no último 27 de setembro e na próxima terça-feira (7/10) o Sala de Convidados debate o tema 'Família e Doação de Órgãos', às 11h, ao vivo, no Canal Saúde. O programa vai abordar a importância da família na hora de decidir sobre a doação.

O tema está em consonância com a nova Campanha Nacional de Doação de Órgãos, lançada pelo Ministério da Saúde em setembro, que este ano tem o objetivo de reforçar a importância de avisar a família da vontade do indivíduo de ser doador de órgãos, já que a decisão final é dela e é necessária a autorização de um familiar, por escrito, para a retirada dos órgãos após a morte cerebral de uma pessoa. 

O Brasil conta com o maior sistema público de transplantes do mundo: 95% das cirurgias são realizadas pelo SUS, que oferece assistência integral ao paciente transplantado. A campanha foi lançada após um levantamento do Ministério da Saúde apontar que pouco mais da metade das famílias entrevistadas em situação de morte cerebral autorizaram a retirada de órgãos de seus parentes. A pasta estima que esse índice poderia ser maior com o incentivo aos familiares a respeitarem a vontade manifestada em vida por potenciais doadores e se as famílias estiverem cientes do desejo de parentes que gostariam de doar seus órgãos.

O Ministério da Saúde lançou ainda um aplicativo no Facebook no qual o usuário pode manifestar sua vontade de ser doador de órgãos para toda a sua rede de contatos com apenas um clique.

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde por meio do aplicativo Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Televisão: parabólica digital (frequência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar