Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sala de Convidados discute desastres ambientais e saúde


04/04/2016

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Em novembro do ano passado uma barragem de rejeitos de mineração, da mineradora Samarco, se rompeu em Mariana (MG) causando o maior desastre ambiental da história do país. Uma quantidade equivalente a 20 mil piscinas olímpicas de lama formou um tsunami que devastou o subdistrito de Bento Rodrigues e deixou pelo menos 18 mortos. A lama com os rejeitos de minério atingiu o Rio Doce e seguiu até o mar, matando a fauna e flora, prejudicando os que tiravam seu sustento do rio e deixando cidades inteiras sem abastecimento de água pelo caminho.

Para debater a relação entre desastres ambientais e saúde, convidamos o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Marcelo Firpo; o engenheiro geotécnico do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (Ensp/Fiocruz), Marcelo Araújo; e a advogada da ONG Justiça Global, Raphaela Lopes.

Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente.

Saiba mais.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar