Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sala de Convidados debate a saúde planetária


04/08/2021

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Saúde planetária é mais do que um termo, é um campo de pesquisa estruturado, a partir de dois grandes estudos realizados em 2015 por renomadas instituições internacionais. Apesar de novo, o que envolve esse campo tem relevância de longa data e, na pandemia de covid-19, demonstra claramente a necessidade de compreender os efeitos do crescimento da população e da aceleração das atividades socioeconômicas sobre o ambiente e de agir para revertê-los. 

Segundo Marcia Chame, de forma individual, “nós somos também um ecossistema”. A coordenadora da Plataforma Institucional de Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em uma das reportagens do Sala de Convidados e explica que os organismos existentes no ser humano para sua proteção podem ser portas de entrada para doenças quando há modificação da biodiversidade.  

O desmatamento, a poluição, a industrialização dos alimentos são alguns exemplos de impactos prejudiciais ao planeta, a esse ecossistema do qual o ser humano faz parte. Em outra matéria, o programa traz a importância do consumo de alimentos frescos no dia a dia para o meio ambiente e a saúde. Duas chefes de cozinha mudaram os hábitos alimentares e ganharam em qualidade de vida, direta e indiretamente. Além de perderem peso e controlarem problemas de saúde, passaram a estimular a economia local, comprando de pequenos produtores, e a contribuir para a redução da poluição e do lixo.    

A apresentadora Yasmine Saboya recebe para debater o tema, ao vivo e a distância, o professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), Antônio Saraiva; o médico de família do município de Santa Maria do Herval (RS), Enrique Barros; e a jornalista e doutora em Ciências Ambientais pelo Programa em Ciência Ambiental (PROCAM) da Universidade de São Paulo (USP), Daniela Vianna.

O programa é nesta quinta-feira (5/8), das 11h às 12h. E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o programa. 

Sala de Convidados - saúde planetária

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em 'Assista Agora' na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar