Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saiba como doar leite materno


20/05/2016

Compartilhar:

PASSO 1

Para se tornar uma doadora, os únicos requisitos são ser saudável e estar amamentando seu filho.

Não há um volume mínimo estabelecido para a doação. Qualquer quantidade é importante para o Banco de Leite Humano (BLH). Além disso, extrair leite para doar não vai comprometer a produção para o seu bebê, pelo contrário. Quanto mais estímulo a mama recebe, mais alimento produz.

PASSO 2

Tenha à mão os últimos exames de sangue que fez durante o pré-natal. Eles serão necessários para seu cadastro como doadora.

PASSO 3

Entre em contato com o banco de leite de sua cidade. Você pode encontrar a unidade mais próxima através da linha gratuita 08000-26-88-77, de segunda a sexta, entre 7h e 18h, ou pelo portal www.redeblh.fiocruz.br.

Durante o primeiro contato telefônico, o profissional do BLH irá lhe orientar quanto à retirada do leite, o armazenamento e o dia de visita. Não hesite em sanar todas as suas dúvidas neste momento. Lembre-se que o BLH é composto de uma equipe multidisciplinar disposta a lhe ajudar não só na doação, mas também na amamentação do seu bebê.

PASSO 4

Alguns bancos de leite podem ceder potes já esterilizados para a coleta. Ou você pode separar potes de vidro com tampa plástica, que já tenha em casa. Faça a esterilização, mergulhando-os em água fervente por 15 minutos. Não tente secar com nenhum pano ou papel. Em vez disso, deixe-o secar naturalmente em cima de um pano limpo e seco.

PASSO 5

Hora de retirar o leite. Sempre faça a ordenha após as mamadas do bebê. Prenda os cabelos e lave bem as mãos, até os cotovelos, com sabonete neutro. Escolha um lugar limpo e confortável, sem animais.

A ordenha pode ser manual ou feita com o auxílio de bombas (que devem ser esterilizadas).

PASSO 6

Identifique o frasco com uma etiqueta com seu nome, a data e a hora da primeira coleta. Coloque-o imediatamente no congelador, onde pode permanecer por até 15 dias. Na próxima ordenha, você pode usar um copo de vidro (esterilizado conforme as indicações do 4º passo) e, depois, adicionar o leite coletado a esse mesmo pote do congelador. Colocar leite recém-extraído não vai comprometer o líquido já congelado

PASSO 7

Aguarde a visita ou entre em contato com o banco de leite, para combinar a entrega das doações. Lembre-se: mesmo que só tenha conseguido extrair poucos mililitros, esse leite é importante e vai ajudar a salvar vidas

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar