Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Roda de Conversa discute história, memória e identidade de favelas e periferias urbanas


27/09/2023

Brunna Arakaki (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Na próxima terça-feira (3/10), o projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU), da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz (CCSP/Fiocruz), apresenta em parceria com o Pré-Vestibular Popular Construção a roda de conversa “História e Memória das Favelas em Debate”. O encontro acontecerá às 19h na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Campus Manguinhos.  

Além da exibição do curta documental “Doutor Magarinos, Advogado do Morro” (2014), Rachel Viana, doutora em História das Ciências e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e professora da rede estadual de ensino fará a exposição de sua pesquisa sobre a trajetória de Anthony e Elizabeth Leeds - antropólogos que dedicaram seus trabalhos ao estudo sobre as favelas do Rio de Janeiro. A investigação de Rachel Viana deu origem ao livro O Encontro da Antropologia com a Favela: Anthony e Elizabeth Leeds no Jacarezinho, recentemente lançado pela Editora Fiocruz.  

Emanuelle Torres, mestre em História Social, especialista em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e coordenadora pedagógica do pré-vestibular do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm) também fará suas contribuições ao debate. 

A atividade é uma realização da plataforma Cidades em Movimento, iniciativa do projeto de PTSSCU, que neste encontro presencial, pretende ampliar os diálogos sobre as experiências de vida das favelas e periferias urbanas em uma perspectiva de promoção da saúde junto a coletivos atuantes nesses territórios. 

O Pré-Vestibular Popular Construção prepara estudantes para exames de admissão das universidades, em sua maioria moradores e moradoras das favelas do Jacarezinho, Manguinhos e Maré. Com ações formativas complementares, o grupo busca valorizar a cidadania ativa e a defesa da universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. A Cooperação Social da Fiocruz, o coletivo de professores do preparatório e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) compõem a coordenação colegiada do curso. As aulas são ministradas no prédio da EPSJV.  

 

SERVIÇO 

História e Memória das Favelas em Debate 
Data:
03/10/2023
Horário: 19h
Local: Sala 116, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) 

Voltar ao topoVoltar