26/08/2008
Rio sediará debate sobre a mediação em centros e museus de ciência
Com o propósito de compartilhar experiências e colocar em discussão a mediação em centros e museus de ciência serão realizados, de 1º a 6 de setembro, no Copacabana Mar Hotel, dois grandes eventos sobre o tema, um de caráter sul-americano e outro que reunirá profissionais de outros continentes.
O Workshop Sul-Americano de Mediação em Museus e Centros de Ciência, de 1º a 3 de setembro, focará nas questões específicas do subcontinente, com objetivo de estimular e concretizar cooperações entre as organizações da região. No evento, representantes de museus e centros (não só de ciências) do Brasil, Colômbia, Uruguai e Chile irão mostrar as diferentes facetas da mediação em cada uma de suas instituições, compartilhar iniciativas de acessibilidade e inclusão social e discutir a identidade e as diferenças na formação e na profissionalização do mediador.
Já a Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciência ocorrerá de 3 a 6 de setembro e trará contribuições do México, Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Malásia, ampliando as fronteiras colaborativas no campo. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o panorama europeu da mediação e do papel de mediadores na Europa, a cultura de mediação em museus norte-americanos e as experiências de mediação de alguns dos mais conceituados museus do mundo, como o Exploratorium, dos Estados Unidos, e o Science Museum, do Reino Unido. Haverá mesas-redondas, palestras e oficinas práticas de mediação, ministradas por representantes de diferentes instituições internacionais, e, no último dia do evento, ocorrerá uma visita técnica liderada por profissionais que atuam na área da mediação no Museu da Vida.
Haverá tradução simultânea das atividades realizadas em inglês.
Confira no Museu da Vida.